fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Entenda a importância do telescópio de Galileu para a astronomia

O telescópio de Galileu Galilei é daquelas típicas invenções que mudam a história da humanidade. Apesar do objeto já existir há muito tempo, tendo surgido na Holanda, foi com o físico italiano que as inovações ganharam mais destaque.

Leia também: ALÉM DO SEU TEMPO: CONHEÇA ALGUMAS DAS INVENÇÕES DE LEONARDO DA VINCI

Antes do invento de Galileu, os telescópios possuíam uma capacidade limitada, conseguindo ampliar apenas em até nove vezes o objeto focado. A partir das experiências do italiano, foi possível criar uma versão capaz de aumentar em a visão em até 30 vezes.

A partir da utilização do seu recém-criado telescópio, Galileu fez algumas descobertas importantíssimas. Uma delas é o fato da Lua não ter um superfície plana, mas sim cheia de crateras. Outro descobrimento se deu observando as estrelas, quando Galileu notou que as as mesmas não eram fixas e que se movimentavam. Além disso, o físico descobriu quatro planetas, hoje chamados de satélites, orbitando Júpiter.

Maior descoberta feita com o telescópio de Galileu rendeu sérios problemas para o cientista

telescópio de Galileu

A maior descoberta do físico é o fato da Terra não ser o centro do universo, algo até então adotado como verdade pela igreja católica e chamada de teoria teocêntrica por Aristóteles. Devido a esse estudo, Galileu passou a ser perseguido pela Inquisição, sendo julgado e condenado. Para escapar da sentença de morte, foi obrigado a negar suas pesquisas, sendo sentenciado a ficar em prisão domiciliar para o resto da vida. Galileu morreu cego e doente em sua casa, na cidade de Florença, no dia 8 de janeiro de 1642. Mais de 300 anos depois, em 1992, o Papa João Paulo II reconheceu os erros da igreja no julgamento e absolveu o cientista.

Os estudos de Galileu foram de extrema importância para o avanço da ciência e parte de suas pesquisas juntamente com o telescópio podem ser vistos no Instituto e Museo Nationale di Storia della Scienza, também localizado em Florença.

Leia também: DESEJA COMPREENDER MAIS O UNIVERSO? VEJA O QUE FAZ UM ASTRÔNOMO

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.