Categorias
Sem categoria

Colégio Teresa Gil de Moura abre inscrições para bolsas de estudo 2019

A educação básica é a fase inicial para a conquista de um futuro promissor. É nesta etapa que são ampliadas as habilidades cognitivas, sociais e afetivas dos alunos, que devem receber um ensino de excelência, com vistas ao seu desenvolvimento global. São modalidades da educação básica no país a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Recorrer a colégios particulares é um dos caminhos para os pais que desejam mais segurança quando o assunto é qualidade na educação. No entanto, matricular os filhos em boas escolas particulares nem sempre é tão fácil devido aos altos custos. Por isso, vale a pena contar com a ajuda de uma bolsa de estudo para a educação básica com excelentes descontos do começo ao fim de cada curso.

Pensando na qualidade de ensino que todas as crianças merecem, o Colégio Teresa Gil de Moura abriu um concurso de bolsas de estudo para 2019. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de novembro, sendo possível realiza-la na secretaria da escola no período da tarde, das 14h às 17h. A prova acontecerá no dia 24 de novembro, às 08h, a qual é destinada ao 1° e 2° ano do Ensino Médio e para o 5° ano do Ensino Fundamental I. Lembrando que o desconto é de até 50%.

O colégio encontra-se na Rua Antônio Maia, 523, Perus – próximo a subprefeitura de Perus. É necessário a apresentação de um documento com foto – RG.

Categorias
Sem categoria

Enem: o que levar e o que fazer no dia da prova

A maratona para conseguir aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) compreende diversos detalhes, que vão desde a inscrição ao resultado. No dia da prova alguns pontos importantes podem acabar com o sonho de ser aprovado.

É o caso do que levar no dia da prova do Enem. Existem algumas coisas que não podem faltar, enquanto há outras que devem ser evitadas. Para que você tome conhecimento de cada uma dessas coisas, preparamos este post. Desse jeito, você não corre risco de ser eliminado. Confira:

  • Documento original com foto

A apresentação de um documento original com foto é obrigatória, entre eles são aceitos cédulas de identidade, carteira de trabalho, identificação de conselhos de classes de profissionais, carteira de habilitação, passaporte e carteira de reservista.

Vale destacar que cópias ou outros documentos que não estão na lista serão rejeitados. Se você se enquadrar em casos de perda, extravio ou furto, pode apresentar o Boletim de Ocorrência.

  • Caneta esferográfica cor preta

A única cor de caneta permitida é a preta. Outras cores, inclusive a azul, impossibilitam a leitura óptica do cartão de respostas. Sendo assim, leve de preferência duas canetas esferográficas de cor preta.

Não precisa levar outros materiais, como borracha, lápis, lapiseira ou canetas de outras cores além de preta. Além disso, é proibido utilizar celulares, relógios e aparelhos eletrônicos em geral.

  • Lanche e água

Para enfrentar em média 4 horas de prova, o candidato deve e pode levar água e algum lanche para repor as energias durante o exame. A preferência é por alimentos que, além de repor a energia, sejam de fácil manuseio, saudáveis e que promova saciedade, como barrinhas de castanha e frutas como pêssego, goiaba, morango, maçã, ameixa e pera. Elas possuem baixo índice glicêmico (taxa de açúcar) e são bastante saudáveis.

Evite alimentos e frutas com alto nível glicêmico como: refrigerantes, sucos de caixinha, doces em geral, balas, abacaxi, melancia, uva, banana, manga etc. Os alimentos e frutas com alto índice glicêmico podem levar o candidato a ter sono e baixa concentração.

  • Cartão de confirmação

A apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória. No entanto, é sempre bom tê-lo em mãos, afinal, ele contém informações importantes como número de inscrição, indicação de atendimentos especializados, opção de língua estrangeira, local e horário de prova, dentre outras coisa. Então, é bom levar por precaução.

  • O que fazer ao chegar no local de prova?

A primeira coisa a ter em mente no dia da prova é chegar com antecedência no local de aplicação. Basta um minuto de atraso para colocar tudo a perder, então, é melhor acertar o relógio e chegar bem antes.

Ao chegar no local, esteja com o documento de identificação em mãos e procure a sala em que fará a prova. Se sentir a necessidade de ir ao banheiro, faça antes de entrar na sala. Assim, será possível sentar-se e se concentrar até que seja iniciado o exame.

Agora que você já sabe o que levar, concentre-se nos estudos e não permita que a falta de atenção a esses detalhes o prejudique.

Categorias
Sem categoria

Semana da criança no Colégio Teresa Gil de Moura

O Dia das Crianças – 12 de outubro – é reconhecido em diversos países ao redor do mundo, sendo uma data comemorativa para homenagear as crianças e lembrar a importância dos seus direitos e cuidados nesta fase da vida. Tradicionalmente, nesse dia, as pessoas costumam presentear e realizar atividades especiais com os mais jovens.

A semana da criança foi bem movimentada no Colégio Teresa Gil de Moura. A escola, em Perus, disponibilizou para seus alunos diversas brincadeiras, como cinema, caça ao tesouro, piquenique, brincadeiras com bexiga e inúmeras atividades recreativas.

Confira a cobertura completa das fotos:

Categorias
Sem categoria

Rede Pitágoras: transformação do futuro

Os alunos da Rede Pitágoras de ensino participaram de um vídeo sobre a transformação do mundo, onde responderam a seguinte pergunta: A gente pode transformar o futuro?

O futuro começa a ser construído na mente das crianças, nelas está a chave da transformação, pois elas que irão criar as soluções tecnológicas, resolver os dilemas éticos e fazer as perguntas que podem mudar o mundo.

Confira o vídeo completo:

https://www.youtube.com/watch?v=-wc8Gs6i908

 

 

Categorias
Sem categoria

Transformação: tema do Congresso Internacional Rede Pitágoras 2018

O Congresso Internacional Rede Pitágoras 2018 teve como tema a “transformação”, abordando o que existe de mais modernos na área educacional. Ao logo do evento, que ocorreu em setembro, as escolas parceiras da Rede tiveram a oportunidade de ampliar, por meio de palestras inspiradoras, seus conhecimentos sobre educação, além e refletir sobre os desafios do educador na contemporaneidade e de conhecer as principais tendências e inovações do mercado.

Confira a cobertura completa da 8° edição do Congresso Internacional Rede Pitágoras:

https://www.youtube.com/watch?v=CT3-bmJ0ekE

 

Categorias
Sem categoria

Feira das nações: diversidade cultural

A Feira das Nações tem como objetivo celebrar a diversidade cultural do mundo. O projeto estimula a capacidade de liderança, criatividade e organização de alunos e professores, desenvolvendo a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos. Isso possibilita a ampliação do conhecimento de mundo dos estudantes.

O Colégio Teresa Gil de Moura, realizou em agosto a tradicional Feira das Nações, onde reuniram alunos, familiares, professores e funcionários para os momentos de confraternização. As apresentações contaram com comidas típicas, de acordo com o país escolhido pelo grupo de estudantes, e a exposição de cartazes e maquetes referente a cultura de cada um deles.

Confira algumas fotos do evento:

Para ver todas as fotos da Feira das Nações acesse nossa página no Facebook através do link: https://www.facebook.com/colegiotgm/

Categorias
Sem categoria

Colégio TGM oferece aulas extracurriculares de arduíno

Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre – significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar – e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel com suporte de entrada e saída embutido, uma linguagem de programação padrão. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa maneira acessível a estudantes e projetistas amadores.

O microcontrolador após programado, pode ser usado de forma independente, ou seja, é possível colocá-lo para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador ou ar condicionado e, até mesmo as luzes de uma casa. A lista de possibilidades é praticamente infinita, podendo automatizar diversas objetos, como carros, casa e criar um novo equipamento. Para isso, o Arduíno possui uma quantidade enorme de sensores e componentes utilizados nos projetos. Grande parte do material usado está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém os sensores e outros componentes auxiliares como resistores, capacitores e leds.

O Colégio Teresa Gil de Moura, em Perus, possui uma aula extracurricular em sua grade de disciplinas com os alunos do 9°Ano do Fundamental II, ministrada pelo professor Adilson Franco, onde cada um deles trabalha com projetos utilizando o Arduíno como plataforma.

Confira o vídeo abaixo com o aluno Renan Damprelli Cardoso da Silva:

Categorias
Sem categoria

Processo de rematrícula no Colégio Teresa Gil de Moura

Um dos processos mais importantes para uma escola é a campanha de rematrículas. Existem diversos aspectos envolvidos, como o número de turmas por ano e também o de alunos por classe. Além disso, prazos e exigências precisam estar bem definidos para serem claramente comunicado aos pais e responsáveis. Por esse motivo, é necessária a organização por parte do colégio durante este período para que todas as matrículas sejam realizadas corretamente.

O cronograma de matrículas é o ponto central para a organização. Em geral, existe um prazo, a partir do momento em que as condições de preço para o ano letivo seguinte são divulgados aos pais e responsáveis de alunos atuais. As vagas para esses alunos que já estudam na instituição recebem prioridade.

Algumas escolas promovem eventos especiais para a rematrícula, como processos seletivos para o concurso de bolsas de estudos. O Colégio Teresa Gil de Moura em Perus, por exemplo, estará disponível para matriculas e rematrículas a partir do dia 20 de outubro de 2018, com condições especiais para aqueles que realizarem a ação no período correto.

 

Categorias
Sem categoria

Stop Motion: técnica cinematográfica

Stop Motion é um técnica de animação que utiliza uma sequência de fotografias diferentes de um mesmo objeto, sendo porém, mais comum o uso de bonecos articulados. A captação dessas imagens é realizada quadro a quadro e depois são editadas e convertidas em vídeo. A técnica cinematográfica provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo, nada mais é do que uma ilusão de ótica.

A prática teve início no começo do século XX, usada como recurso para a realização de cenas de caráter extraordinário, impossíveis de serem feitas de outra maneira sem utilizar a computação gráfica, a qual surgiu apenas décadas depois com a chegada dos computadores. Um dos exemplos mais antigos de Stop Motion é o filme francês “Le Voyage dans la Lune” de 1092, dirigido por Georges Méliès. Atualmente, podemos destacar dois grandes expoentes, como Tim Burton (Vincent, Noiva cadáver e Frankenweniee) e Nick Parck (Fuga das Galinhas e A Batalha dos Vegetais).

Para criar um Stop Motion é necessário um computador com um programa para edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. A proposta de realizar um trabalho com essa técnica foi apresentada aos alunos do 5°Ano do Fundamental I, com o objetivo de introduzi-los ao universo da animação, mostrando o grande potencial desse recurso como forma de narrativa. Já que o produto do projeto é um vídeo, o Stop Motion também é uma maneira excelente dos alunos aprenderem o uso das novas tecnologias, como o celular, não se limitar somente as redes sociais ou jogos, mas que é possível ter um pequeno estúdio cinematográfico na palma da mão.

Os alunos, reunidos em grupos, realizaram dois pequenos vídeos com 30 e 60 frames – quadro ou foto – respectivamente. Para a captação das fotos, eles utilizaram os próprios celulares e um aplicativo gratuito para Android (Stop Motion Maker). Os bonecos foram confeccionados com massa de modelar e o cenário com materiais recicláveis. Uma animação profissional possui cerca de 24 frames por segundo, portanto um longa de uma hora possuiria em média 86400 frames.

Embora a produção, muitas vezes, possa ser extensa e laboriosa, existe um caráter lúdico no processo e o professor, na escola, consegue abranger não apenas fundamentos básicos de desenho e da modelagem, mas também a narrativa através de um roteiro e storyboard.

O trabalho apresentado pelos estudantes do Colégio Teresa Gil de Moura, em Perus, este ano atendeu todas as expectativas dos professores, com satisfação total.

Confira um dos trabalhos realizados: