Stop Motion: técnica cinematográfica

Stop Motion é um técnica de animação que utiliza uma sequência de fotografias diferentes de um mesmo objeto, sendo porém, mais comum o uso de bonecos articulados. A captação dessas imagens é realizada quadro a quadro e depois são editadas e convertidas em vídeo. A técnica cinematográfica provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo, nada mais é do que uma ilusão de ótica.

A prática teve início no começo do século XX, usada como recurso para a realização de cenas de caráter extraordinário, impossíveis de serem feitas de outra maneira sem utilizar a computação gráfica, a qual surgiu apenas décadas depois com a chegada dos computadores. Um dos exemplos mais antigos de Stop Motion é o filme francês “Le Voyage dans la Lune” de 1092, dirigido por Georges Méliès. Atualmente, podemos destacar dois grandes expoentes, como Tim Burton (Vincent, Noiva cadáver e Frankenweniee) e Nick Parck (Fuga das Galinhas e A Batalha dos Vegetais).

Para criar um Stop Motion é necessário um computador com um programa para edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. A proposta de realizar um trabalho com essa técnica foi apresentada aos alunos do 5°Ano do Fundamental I, com o objetivo de introduzi-los ao universo da animação, mostrando o grande potencial desse recurso como forma de narrativa. Já que o produto do projeto é um vídeo, o Stop Motion também é uma maneira excelente dos alunos aprenderem o uso das novas tecnologias, como o celular, não se limitar somente as redes sociais ou jogos, mas que é possível ter um pequeno estúdio cinematográfico na palma da mão.

Os alunos, reunidos em grupos, realizaram dois pequenos vídeos com 30 e 60 frames – quadro ou foto – respectivamente. Para a captação das fotos, eles utilizaram os próprios celulares e um aplicativo gratuito para Android (Stop Motion Maker). Os bonecos foram confeccionados com massa de modelar e o cenário com materiais recicláveis. Uma animação profissional possui cerca de 24 frames por segundo, portanto um longa de uma hora possuiria em média 86400 frames.

Embora a produção, muitas vezes, possa ser extensa e laboriosa, existe um caráter lúdico no processo e o professor, na escola, consegue abranger não apenas fundamentos básicos de desenho e da modelagem, mas também a narrativa através de um roteiro e storyboard.

O trabalho apresentado pelos estudantes do Colégio Teresa Gil de Moura, em Perus, este ano atendeu todas as expectativas dos professores, com satisfação total.

Confira um dos trabalhos realizados: