A maratona para conseguir aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) compreende diversos detalhes, que vão desde a inscrição ao resultado. No dia da prova alguns pontos importantes podem acabar com o sonho de ser aprovado.
É o caso do que levar no dia da prova do Enem. Existem algumas coisas que não podem faltar, enquanto há outras que devem ser evitadas. Para que você tome conhecimento de cada uma dessas coisas, preparamos este post. Desse jeito, você não corre risco de ser eliminado. Confira:
- Documento original com foto
A apresentação de um documento original com foto é obrigatória, entre eles são aceitos cédulas de identidade, carteira de trabalho, identificação de conselhos de classes de profissionais, carteira de habilitação, passaporte e carteira de reservista.
Vale destacar que cópias ou outros documentos que não estão na lista serão rejeitados. Se você se enquadrar em casos de perda, extravio ou furto, pode apresentar o Boletim de Ocorrência.
- Caneta esferográfica cor preta
A única cor de caneta permitida é a preta. Outras cores, inclusive a azul, impossibilitam a leitura óptica do cartão de respostas. Sendo assim, leve de preferência duas canetas esferográficas de cor preta.
Não precisa levar outros materiais, como borracha, lápis, lapiseira ou canetas de outras cores além de preta. Além disso, é proibido utilizar celulares, relógios e aparelhos eletrônicos em geral.
- Lanche e água
Para enfrentar em média 4 horas de prova, o candidato deve e pode levar água e algum lanche para repor as energias durante o exame. A preferência é por alimentos que, além de repor a energia, sejam de fácil manuseio, saudáveis e que promova saciedade, como barrinhas de castanha e frutas como pêssego, goiaba, morango, maçã, ameixa e pera. Elas possuem baixo índice glicêmico (taxa de açúcar) e são bastante saudáveis.
Evite alimentos e frutas com alto nível glicêmico como: refrigerantes, sucos de caixinha, doces em geral, balas, abacaxi, melancia, uva, banana, manga etc. Os alimentos e frutas com alto índice glicêmico podem levar o candidato a ter sono e baixa concentração.
- Cartão de confirmação
A apresentação do cartão de confirmação não é obrigatória. No entanto, é sempre bom tê-lo em mãos, afinal, ele contém informações importantes como número de inscrição, indicação de atendimentos especializados, opção de língua estrangeira, local e horário de prova, dentre outras coisa. Então, é bom levar por precaução.
- O que fazer ao chegar no local de prova?
A primeira coisa a ter em mente no dia da prova é chegar com antecedência no local de aplicação. Basta um minuto de atraso para colocar tudo a perder, então, é melhor acertar o relógio e chegar bem antes.
Ao chegar no local, esteja com o documento de identificação em mãos e procure a sala em que fará a prova. Se sentir a necessidade de ir ao banheiro, faça antes de entrar na sala. Assim, será possível sentar-se e se concentrar até que seja iniciado o exame.
Agora que você já sabe o que levar, concentre-se nos estudos e não permita que a falta de atenção a esses detalhes o prejudique.