Dicas para os primeiros dias de aula

Individualmente, cada família tem sua forma e opinião sobre quando as crianças começam a ir para a escola. Entretanto, alguns cuidados são importantes para que as crianças se acostumem o mais rápido possível à novidade. Não somente para as crianças, mas os pais também têm que se atentarem a alguns cuidados já que, das duas partes, existem receios, dúvidas e questionamentos.

INCENTIVAR A CRIANÇA DE MANEIRA SUCINTA

Uma dica muito importante é não deixar a criança mais ansiosa para o primeiro dia, evite longas explicações sobre o que é ou como deveria ser a escola, isso pode mais atrapalhar do que ajudar. Seja breve e explique que, na escola, seu filho/filha, irá aprender muitas coisas interessantes e conhecer novos amigos.

EVITE RECOMPENSAS

Não dê recompensas para algo que deveria ser prazeroso. A escola jamais deverá ser um problema a ser contornado com recompensas ou qualquer outra coisa que amenize o fato da criança acordar cedo, fazer lição de casa e aguardar a hora da entrada. Devemos enxergar ao contrário, como uma chance de ensinarmos às crianças a importância da responsabilidade.

MANTENHA UMA ROTINA DE CAMINHO PARA A ESCOLA

Não será tranquilo se, a cada vez que a criança for para a escola, for feito de uma maneira ou trajeto diferente. O mais indicado seria ir à escola caminhando mas, nos dias de hoje, os carros particulares e peruas escolares transportam as crianças para facilitar aos pais.

FAÇA UMA DESPEDIDA SEGURA E SINCERA

Nunca saia sem se despedir da criança ou escondido. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte. O ideal seria falar que está deixando a criança na escola, mas que logo voltará para busca-la. Lembre-se que os escândalos são bem comuns nos primeiros dias, mas nem sempre são motivos de preocupação, já que os professores são habituados a essas atitudes.

ORGANIZAÇÃO EM CASA

Não é porque a criança está fora do horário de aula, que deve estar longe dos aprendizados. Organize um espaço para que ela possa estudar e assimilar as informações ensinadas diariamente. É de extrema importância que os pais acompanhem as crianças nas lições no começo das aulas. Assim, logo ela pegará gosto por essas atividades e o dia seguinte será melhor e mais fácil. A organização dos materiais escolares e lancheira também deve ser acompanhado de perto, assim como, o uniforme escolar.