Bom desempenho em língua portuguesa garante comunicação eficiente e mais oportunidades de emprego

Uma das matérias mais presentes na grade curricular é a língua portuguesa. A matéria, geralmente, divide opiniões entre os alunos, mas é consenso de que é extremamente importante se dedicar ao estudo do nosso idioma e tirar dúvidas de português sempre que necessário. Isso porque um bom português garante uma comunicação melhor, uma leitura mais proveitosa, além de mais oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo um levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), dos 9.149 participantes de uma pesquisa para medir o nível de português dos jovens, mais da metade deles obteve um resultado abaixo do satisfatório, o que significa que muita gente que já passou do período de alfabetização tem dúvidas de português. Em contrapartida, 49,7% dos participantes foram aprovados pelo teste.

Para fazer a pesquisa, o Nube propôs um ditado online de 30 palavras do cotidiano. O candidato que errasse sete vezes era imediatamente desclassificado. O levantamento foi realizado com base nas respostas de estudantes em período escolar e universitário. Sendo assim, os alunos de ensino técnico e ensino médio regular foram os que apresentaram os maiores índices de erro. Já os melhores resultados ficaram entre os estudantes de pós-graduação.

Métodos para tirar dúvidas de português para além da sala de aula

Não tem jeito. O melhor caminho para garantir uma boa escrita e tirar todas aquelas dúvidas de português presentes no dia a dia é a leitura de livros, jornais, artigos ou qualquer outra alternativa que contenha linguagem formal. Outra dica é consultar o bom e velho dicionário sempre que aparecer uma palavra nova.