fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Descubra a origem das férias

origem das férias

Ah, as tão sonhadas férias! Após um semestre inteiro se dedicando aos estudos, chegam então as tão aguardadas férias escolas que podem ser dedicadas à viagens, descanso e horas e mais horas de brincadeiras. Mas você já se perguntou como surgiram as férias? Nessa matéria será possível descobrir um pouco mais sobre a origem das férias. 

Leia também: ALUNOS DO TGM REALIZAM O 1º CHÁ DAS VOVÓS E DOS VOVÔS

O conceito como conhecemos hoje surgiu no Reino Unido, durante a Revolução Industrial, no século XIX. Já no Brasil, as férias surgiram apenas em 1925 que inicialmente eram adotadas apenas por algumas empresas. Essa realidade  foi transformada apenas cerca de 20 anos depois, em 1943, quando as férias se tornaram um direito trabalhista. Embora a conquista tenha marcado a história brasileira no século 20, o inicial conceito de férias surgiu há milhares de anos. Mais precisamente no século III d. C.

A origem das férias em Roma

origem das férias

A palavra “férias” vem das palavras latinas “feria” ou “feriae”, que significam igualmente “dia de descanso ou dedicado a festas”. Inicialmente, as férias foram criadas para designar os dias de descanso do povo romano. Posteriormente, esses dias passaram a ser relacionados ao que hoje conhecemos como feriados, o que na época correspondia às comemorações religiosas.

A palavra “feria” também é a responsável por batizar os dias da semana como conhecemos hoje: Prima Feria, Secunda Feria, Tertia Feria, Quarta Feria, Quinta Feria, Sexta Feria e Septima Feria.  Somente no século seguinte, o IV, o domingo foi renomeado como Dominicus Die para substituir a Prima Feria, ficando assim estabelecido que sábado e domingo seriam os dias de descanso. Curiosamente, a língua portuguesa é única no mundo a manter o uso de “feria/feira” nos dias da semana.

Leia também: ALUNOS DO COLÉGIO TGM VISITAM CEU PERUS

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.