A vida e obra de Machado de Assis o colocam como um dos autores mais importantes da literatura escrita em língua portuguesa. No entanto, apesar de ser um nome bastante renomado, o autor ainda possui alguns fatos desconhecidos sobre a sua carreira.
Leia também: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO TELESCÓPIO DE GALILEU PARA A ASTRONOMIA
Origem:
Nascido no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, com o nome Joaquim Maria Machado de Assis, o autor é filho de pai brasileiro e mãe portuguesa. Seus avós paternos eram escravos alforriados enquanto os avós maternos eram imigrantes de classe social baixa. Porém, apesar desses fatos, os pais de Machado sabiam ler e escrever, fato que contribuiu para que o autor tivesse contato com a literatura desde cedo.
Além de autor, também era tradutor:
Machado, além de profundo conhecedor da língua portuguesa, também conhecia muito bem o idioma francês. Os boatos apontam que o autor aprendeu a língua ao ter contato com um padeiro e, a partir de então, passou a se aprofundar no assunto. Tal interesse resultou na carreira de tradutor na qual Machado foi responsável por publicar as primeiras versões brasileiras do conto O Corvo (de Edgar Allan Poe), Os Trabalhadores do Mar (escrito por Victor Hugo) e Queda que as mulheres têm para os tolos (ensaio escrito pelo belga Victor Hénaux).
A vida e obra de Machado de Assis: autor foi um dos criadores da Academia Brasileira de Letras
O fato de ser negro fez com que Machado de Assis enfrentasse muito racismo, incluindo provar seu talento enquanto escritor. Uma das conquistas obtidas foi a sua colaboração para a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1897.
Além de ter ajudado na criação da ABL, Machado ocupou a cadeira número 23 e foi o presidente da instituição. O autor ocupou o cargo por mais de 10 anos, período em que acompanhou as mudanças não somente da literatura brasileira mas também no país como um todo.
Leia também: ALÉM DO SEU TEMPO: CONHEÇA ALGUMAS DAS INVENÇÕES DE LEONARDO DA VINCI
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.