A viagem para a Lua é um dos momentos mais importantes da história da humanidade, sendo responsável por impactar diversos fatores da sociedade, indo desde a tecnologia até a cultura. Por se tratar de um tema tão relevante, obviamente é cercado de curiosidades.
Leia também: PERDEU ALGUMA LIVE? SAIBA COMO REVER AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES INFANTIS
A primeira delas é relacionado à quantidade de vezes em que o ser humano pisou no satélite natural da Terra. Apesar da missão Apollo 11 ser a mais conhecida, já que foi a primeira vez em que astronautas chegaram à Lua, é preciso destacar que o feito foi repetido. Após o grande momento ocorrido em 1969, a NASA se empenhou em realizar mais seis missões nos três anos seguintes, sendo responsável por levar mais 10 homens à Lua.
Um outro fato curioso sobre a Apollo 11 é que, embora Neil Armstrong e Buzz Aldrin sejam os nomes mais conhecidos, havia um terceiro tripulante. O astronauta não chegou a pisar na Lua, uma vez que ficou responsável por esperar seus companheiros no módulo de comando que estava em órbita. Por conta disso, Colins não é contabilizado na lista de 12 homens que pisaram na Lua.
Mas afinal, por que as missões de viagem à Lua foram interrompidas?
A última missão com destino à Lua ocorrem em dezembro de 1972, encerrando o programa Apollo. De acordo com pesquisadores, esse tipo de viagem foi encerrada devido aos custos elevados de realização, além de envolver altos riscos. Além disso, os esforços da NASA passaram a ser destinado para outros objetivos, como desenvolvimento de sondas, telescópios e veículos não tripulados.
Atualmente, a agência americana está focada em missões em Marte e pretende enviar uma tripulação para o planeta nos próximos 30 anos. No entanto, a Lua ainda será fundamental para cumprir esse objetivo, uma vez que é planejada a construção de uma base para reabastecimento de naves e para avaliar a situação dos astronautas.
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.