Conheça mais sobre a obra do escritor angolano Pepetela

escritor angolano Pepetela

Entre os livros obrigatórios da Fuvest está a obra do escritor angolano Pepetela, pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Nascido na cidade de Benguela na década de 40, o escritor se formou em sociologia e participou de movimentos populares que marcaram a história do país, o que se reflete posteriormente nos seus principais livros, como Mayombe e A geração da Utopia.

Leia também: História do circo: saiba como surgiu a arte circense

Apesar de ter passado parte da sua formação em Portugal e Argélia, foi em Angola que Pepetela teve a oportunidade para a exposição de suas ideias, principalmente no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e no Centro de Estudos Angolanos. A partir daí, o autor ficou responsável pela área da educação no movimento de Independência do seu país (à época, Angola era colônia de Portugal), contexto em que adotou Pepetela como nome de guerra.

Esse cenário foi palco para a criação das principais obras do escritor angolano, com ênfase para as questões culturais e tradicionais da região e, sobretudo, para a história e formação de Angola, com o uso recorrente de figuras de linguagem e uma escrita poética.

Mayombe: escritor angolano Pepetela narra libertação de Angola

escritor angolano Pepetela

No livro Mayombe – obrigatório para o vestibular da USP -, Pepetela narra a sua participação no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), história que se passa na década de 70. Na obra, aspectos como o cotidiano dos guerrilheiros, lutas contra os portugueses e os mitos tradicionais angolanos são abordados com frequência, tornando a narrativa envolvente e cheia de informações históricas.

Hoje, Pepetela é uma referência quando o assunto é literatura africana, junto a José Eduardo Agualusa, Wole Soyinka, Chimamanda Ngozi Adichie.