Conheça quais são os 6 continentes do Planeta Terra

6 continentes do Planeta Terra

Em algum momento das aulas de geografia você já deve ter se perguntado como o globo terrestre se transformou no que vemos atualmente. Segundo pesquisadores, a configuração dos 6 continentes do Planeta Terra se deu após um processo de deslocamento da crosta, há milhões de anos. Mas afinal, quais são esses continentes e quais são as suas diferenças?

Leia também: Você já ouviu falar no Manguebeat? Saiba mais sobre esse movimento de contracultura brasileiro

Com o fenômeno geográfico de deslocamento da crosta, o Planeta Terra se dividiu em 6 partes distintas, nomeadas hoje como continentes. São elas:

• Ásia: o continente asiático possui o maior território de todos, sendo formado por 45 países. No que tange os termos populacionais, a área também não fica para trás, isso porque a Ásia abriga cerca de três quintos da população mundial;
  • África: enquanto isso, a África é o segundo continente mais populoso da Terra e apresenta um enorme repertório étnico/cultural.
  • América: o continente americano se divide em três partes diferentes, a saber: a América do Sul, a Central e, por fim, a América do Norte. Essa região é extremamente diversa e abriga 35 países e 18 dependências em sua formação.
  • Europa: considerado o segundo menor continente entre os 6, a Europa possui, apesar disso, grande importância política no cenário mundial.
  • Oceania: descoberto recentemente e, por esse motivo, chamado popularmente de Novíssimo Mundo, a Oceania é o menor continente do mundo.
  • Antártida: no continente da Antártida a presença de geleiras é predominante, não havendo, portanto, população local.

Quais locais são mais desenvolvidos entre os 6 continentes do Planeta Terra?

6 continentes do Planeta Terra

A desigualdade social é um fator importante para medir o avanço de um continente ou região. Nesse sentido, a partir do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é possível concluir que os locais que apresentam maiores avanços estão localizados no continente da Europa e na América do Norte.