fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Acidente com césio-137, entenda o que foi o episódio

césio-137

Na década de 1980, o Brasil passou por um dos maiores acidentes radiológicos do mundo, na cidade de Goiânia, Goiás. O desastre envolveu a contaminação por meio do césio-137, que fez centenas de vítimas na época. Essa substância se caracteriza como um isótopo radioativo, sendo assim, bastante perigoso para o corpo humano. 

Leia também: Dia do Índio: 3 filmes e documentários sobre o assunto

A história começou quando dois catadores de lixo vasculharam as instalações do antigo Instituto Goiano de Radioterapia. Abandonado, o local continha um aparelho utilizado para os procedimentos médicos. Nessa máquina, estava então o cloreto de césio-137, que foi exposto ao ambiente após o dono do lixão, Devair Alves, a quem foi vendido o aparelho, desmontá-lo para seguir com os processos de venda.

Todavia, apesar de a venda das antigas peças da máquina ser o principal objetivo principal, Devair se encantou com o brilho azul da substância até então desconhecida e a exibiu para amigos e familiares. Desta forma, o pó fluorescente, nunca antes visto, foi contaminando cada vez mais gente, uma vez que não havia por parte da comunidade informações sobre os perigos da substância.

Principais consequências após o contato com o Césio-137

césio-137

Horas após o contato com o Césio-137, os primeiros sintomas começaram a aparecer, como vômitos, diarreias e tonturas. Dias depois, a situação foi constatada como contaminação radioativa, trazendo consequências irreversíveis para algumas das vítimas, a exemplo das cicatrizes em algumas regiões da pele. Além disso, o episódio também levou alguns pacientes a óbito, o que levantou um alerta para esse tipo de acontecimento no cenário mundial.

Leia também: Saiba mais sobre “Amoras”, livro infantil do cantor Emicida

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.