Você sabe o que é um ecossistema? Veja conceitos fundamentais

o que é um ecossistema

Entender o que é um ecossistema parece complexo, mas o caminho é mais fácil do que se imagina. Nesse sentido, compreender conceitos chaves, como os fatores bióticos e abióticos é o primeiro passo. Além do mais, existem outros princípios importantes sobre esse tópico que merecem atenção, sendo a divisão dos ecossistemas um deles.

Define-se como ecossistema o conjunto de organismos vivos somado aos ambientes em que eles habitam e interagem. Já a palavra, por sua vez, significa o “sistema da casa”, o que, em linhas gerais também simboliza o que é um ecossistema.

Leia também: Você conhece a origem do futebol? Saiba mais sobre o esporte

Nesta direção, os fatores bióticos e abióticos são dois dos elementos que compõem esse sistema, funcionando como base para melhor entendimento:

• Fatores bióticos: organismos que possuem vida, como as algas, os animais, os fungos e as bactérias;
  • Fatores abióticos: ambientes que proporcionam condições de vida, como nutrientes, água, solo e temperatura adequada.

O que é um ecossistema e quais são os seus tipos

o que é um ecossistema

Além de saber o que é um ecossistema, um dos aprendizados importantes dessa unidade na disciplina de Biologia é saber distinguir os tipos. A propósito, eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos, sendo o primeiro representado por florestas, montanhas, pradarias, desertos ou pastagens e o último por mangues, lagos, rios e oceanos.