fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Saiba quem foi Marie Curie, a mulher que revolucionou a ciência

quem foi Marie Curie

A polonesa nascida em 1867 foi um nome importante para a ciência. Entender quem foi Marie Curie e qual o seu papel dentro do campo de pesquisadores envolve compreender o contexto histórico da época. Uma das poucas mulheres a participar da ciência no século 19, ela inovou a área, contribuindo com diversas descobertas.

Com incentivos da família desde a infância, a cientista terminou os estudos aos 15 anos e atuou, a princípio, como professora. Anos depois, a pesquisadora se graduou em Física e Matemática, realizando programas de mestrado nos setores.

Leia também: 5 dicas para você se preparar para o ENEM 2021; inscrições iniciam neste mês

Mas, afinal, quem foi Marie Curie no espaço científico? Como ela revolucionou a área por meio de seus estudos? Em linhas gerais, as pesquisas feitas pela química e física são consideradas pioneiras. Isso se dá, pois os estudos de Marie Curie abriram caminhos para a descoberta da radioatividade. Indo um pouco além, a sua figura também ficou conhecida pela revelação de dois elementos químicos: o rádio e o polônio.

Qual foi o legado de Marie Curie?

quem foi Marie Curie

Agora que você já entendeu quem foi Marie Curie, também é importante saber um pouco sobre o seu legado. Para isso, é preciso, antes de mais nada, deixar nítido que o meio científico de sua época era formado majoritariamente por homens. 

Nesse sentido, não só a presença de Marie Curie, mas também as suas descobertas, foram questões muito simbólicas, trazendo representatividade feminina para a ciência. Em 1903, Marie ganha o seu primeiro Nobel de Física, e em 1911, um Nobel de Química, abrindo margem para cada vez mais mulheres adentrarem na pesquisa.

Leia também: Conheça o Expressionismo, movimento artístico do século XX

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.