Entenda o que é o fenômeno astronômico conhecido como solstício de inverno

fenômeno astronômico

Além do equinócio e do eclipse lunar, também é importante entender o que é o solstício de inverno. O fenômeno astronômico marca o início da estação mais fria do calendário e traz acontecimentos curiosos. Nesse período acontece o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa.

O primeiro passo é saber o que é astronomia. Resumidamente, esta ciência é responsável pelo estudo dos corpos celestes existentes, tais como estrelas, planetas, galáxias etc. Logo, um fenômeno astronômico nada mais é do que os eventos que podem envolver esses elementos.

Leia também: Saiba quem foi Marie Curie, a mulher que revolucionou a ciência

No caso do Solstício de Inverno, o corpo celeste em questão é o Sol, como o próprio nome indica. Nesse sentido, o que acontece é a inclinação de cerca de 23,5º do Hemisfério Norte na direção da estrela, tendo como principal referência o Hemisfério Sul. Isso acontece devido aos movimentos de translação e rotação do planeta Terra, que abrem margem para diferentes distribuições de luz solar sobre o globo.

Equinócio e Eclipse lunar: o que você precisa saber sobre cada fenômeno astronômico

fenômeno astronômico

Agora que você já sabe o que é um fenômeno astronômico, chegou a hora de conhecer outros dois exemplos, são eles o Equinócio e o Eclipse Lunar. O primeiro se assemelha ao Solstício de Inverno, pois marca o início de duas estações do ano. Aqui, o sol incide com mais intensidade nas regiões próximas à linha do Equador, no começo do Outono e Primavera.

Enquanto isso, o Eclipse Lunar ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, totalmente ou parcialmente. O evento acontece quando o Sol, a Lua e a Terra estão em perfeito alinhamento na órbita.