Saiba mais sobre a antiga civilização egípcia: aspectos culturais e históricos

civilização egípcia

A civilização egípcia tem como berço o nordeste da África, especificamente a região chamada de Crescente Fértil. O local é marcado pela abundância de rios importantes para a agricultura e abrange, atualmente, partes da Síria, Turquia e, é claro, do Egito.

Mas, antes disso, quando ouvimos falar neste país, as primeiras imagens que vem à cabeça são as dos faraós, múmias e famosas pirâmides. Nada mais justo, afinal, juntos, esses são aspectos importantes da antiga civilização egípcia. Enquanto o primeiro elemento simboliza o mais alto cargo do Antigo Egito, os outros dois são associados aos saberes locais.

Leia também: Quais os materiais usados no laboratório de química e o que se estuda nessa matéria?

Em linhas gerais, a sociedade levava em consideração os critérios religiosos e econômicos para governar. Sendo assim, o objetivo do povo era cumprir as necessidades da autoridade máxima: o faraó. Além de chefe de Estado, ele também representava o poder divino. Logo, outras camadas sociais trabalhavam para entregar todas as demandas — desde a organização de festas religiosas, até as atividades de colheita.

Curiosidades sobre a antiga civilização egípcia: mumificação e construção de pirâmides

civilização egípcia

Já foi visto até aqui sobre a organização social na civilização egípcia, dando destaque à figura do líder. Mas, além disso, o Egito também apresenta outros elementos que são alvos de muitos pesquisadores ainda hoje. A técnica de mumificação e a construção de pirâmides remontam diretamente ao Antigo Egito e levantam diversas curiosidades.

Em resumo, os egípcios acreditavam na existência de vida após a morte e, por esse motivo, desenvolveram a mumificação para preservar os corpos dos falecidos. No caso da construção de pirâmides, a atividade também tem relação com a religião na civilização egípcia. As estruturas eram feitas para servir de túmulo aos antigos Faraós, na crença de que eles também retornassem à vida após a morte.