Saiba mais sobre a tradição da tocha olímpica

tocha olímpica

A cerimônia da tocha olímpica é uma tradição relacionada à Grécia Antiga, começando um pouco antes da abertura dos jogos olímpicos. Neste ano, nas Olimpíadas de Tóquio, o revezamento se iniciou em março e irá até a abertura das Olimpíadas, transmitida pela TV aberta às 8h da manhã na sexta-feira (23). Mas, afinal, qual o significado por trás da celebração?

Leia também: Confira quais são os conteúdos de matemática que mais caem no ENEM

Em linhas gerais, a tocha olímpica faz uma referência ao fogo — elemento considerado divino conforme as tradições gregas. Segundo a mitologia, ele se tornou sagrado após Prometeu recuperá-lo, já que Zeus havia retirado o elemento dos homens. Para tanto, Prometeu utilizou uma tocha, aproximando o objeto do sol para que assim pudesse acendê-la. Daí a origem. Nas primeiras Olimpíadas, uma chama era acendida para homenagear Hera, esposa de Zeus.

Enquanto isso, nos jogos olímpicos de atualmente, tal simbolismo foi utilizado a partir de 1928, em Amsterdã. Pouco tempo depois, a Alemanha assistiu ao primeiro revezamento da tocha, na capital Berlim.

A Alemanha de 1936 e a tocha olímpica

tocha olímpica

Apesar do objetivo da tocha olímpica ser, acima de tudo, cultural, o seu primeiro revezamento nos jogos olímpicos modernos ganhou outro teor. Na Alemanha de 1936, o país governado por Adolf Hitler utilizou o símbolo como promoção política. O ditador queria que, por meio da cerimônia, a Alemanha passasse uma imagem moderna, dinâmica e evoluída, para impressionar o mundo.