fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Conheça a história de Gregor Mendel, também conhecido como o pai da genética

lei de mendel

Reconhecido como um dos pioneiros do estudo da genética, Gregor Mendel nasceu em 1822 e, além de biólogo, foi também um monge. As pesquisas que fizeram dele o pai da genética envolvem, por mais simples que pareça, o cruzamento de ervilhas. A partir de então, os estudos da biologia ganharam outro corpo, avançando nessa área.

No geral, os trabalhos de Mendel se baseavam em uma experiência específica. Nela, o cruzamento de variedades de ervilhas permitiu ao biólogo uma análise criteriosa sobre hereditariedade. Aqui, foi observado que as características das espécies iam passando de geração para geração, instituindo as Leis de Mendel. São elas:

Leia também: Saiba mais sobre a tradição da tocha olímpica

• Primeira Lei de Mendel: diz respeito às características dos indivíduos. Elas são determinadas por diversos fatores, estes, por sua vez, relacionados a formação dos gametas;
  • Segunda Lei de Mendel: diz respeito aos fatores que determinam as características. Eles, neste caso, se distribuem para os gametas de forma independente, no acaso.

Reconhecimento como pai da genética vem 35 anos depois

lei de mendel

Apesar do título ser extremamente importante, Gregor Mendel só ficou conhecido como o pai da genética anos depois da experiência com as ervilhas. De início, as suas pesquisas não tiveram impacto e nem muito apreço no ramo científico. Apenas 35 anos após a publicação, a pesquisa realizada por Mendel recebeu o prestígio adequado, revolucionando, o estudo da genética.