Saiba quem foi Cecília Meireles

cecilia meireles quem foi

Tida como uma das grandes referências na literatura nacional, Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma escritora, jornalista, poeta, professora e pintora. Publicou mais de 50 obras ao longo da vida, que possuem prestígio e relevância até os dias atuais. Suas produções trazem traços intimistas e elementos de romantismo, realismo e surrealismo.

Cecília Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901 em Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Na época de escola já demonstrava seus talentos para escrita e, em 1917, tornou-se professora, formada pelo Instituto de Educação do estado. Sua iniciação no mundo literário começou pouco depois, aos 18 anos de idade, quando publicou o livro Espectros, que trazia 17 sonetos de temas históricos escritos por ela três anos antes.

Leia também: Saiba quem foi Manuel Bandeira, escritor e historiador literário

A autora se destacou na segunda fase do modernismo no Brasil, no grupo de poetas que estabeleceram a “Poesia de 30”, conjunto de obras com grande abrangência histórica, cultural, religiosa e cotidiana. Uma das características dos poetas desse grupo era a escrita em versos livres e sem rima, mas sem deixar de lado as formas fixas, como o Soneto.

Entre os anos de 1930 e 1933, escreveu para o Diário de Notícias e suas publicações destacavam, entre outras coisas, os problemas na educação. Engajada com o tema, no ano seguinte fundou a primeira biblioteca infantil do País, no Rio de Janeiro. Cecília foi premiada por suas contribuições e méritos na educação. Além de suas obras realizou palestras e conferências sobre: cultura brasileira, teoria literária e folclore, em diversos países do mundo.

Conheça algumas das obras de Cecília Meireles

cecilia meireles quem foi

Cecília Meireles foi grande entusiasta, incentivadora e propagadora da educação e cultura nacional pelo mundo e, por isso, suas obras seguem relevantes até os dias atuais. Entre algumas de suas principais obras estão:

• Espectros (1919)
  • Batuque, Samba e Macumba (1935)
  • Viagem (1939)
  • Romanceiro da Inconfidência (1953)