Saiba quem foi Fernando Pessoa

fernando pessoa quem foi

Considerado um dos principais nomes da literatura mundial, Fernando António Nogueira Pessoa foi, entre outras coisas, um poeta, escritor, dramaturgo, crítico literário e comentarista político português. Suas obras têm grande relevância até os dias atuais e contêm características muito inovadoras para a época que foram escritas e elementos como a heteronímia – poetas com personalidades próprias.

Fernando Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888, em Lisboa, Portugal e quando criança já mostrava seus talentos na escrita e habilidade com idiomas. Aos cinco anos, mudou-se para a África do Sul, onde realizou seus estudos e recebeu educação e influência da cultura inglesa. Aos 13, escreveu seus primeiros poemas em inglês e ali já acompanhava a obra de grandes autores, como William Shakespeare.

Leia também: Saiba quem foi Cecília Meireles

Entre idas e vindas, de Portugal à África do Sul, em 1908 começou a trabalhar como tradutor autônomo, para que, quatro anos mais tarde se tornasse crítico literário e poeta em uma revista, na qual juntou-se a um grupo de outros poetas e escritores. Na revista, defendia ideias futuristas e a liberdade de expressão. Foi nessa época também que criou seus primeiros e principais heterônimos. Entre eles estão: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Bernardo Soares e Álvaro Campos, o mais importante deles.

Características literárias

O autor português pertence à geração de Orpheu, um grupo de artistas que marcou história ao introduzir o modernismo em Portugal. Suas obras tinham as seguintes características:

• Nacionalismo crítico;
  • Anticonvencionalismo;
  • Ironia;
  • Elementos futuristas;
  • Multiplicidade estética.

Além dos heterônimos, Fernando Pessoa também foi o criador do sensacionalismo, movimento que ocorreu dentro do modernismo. Esse tipo de literatura buscava unir todos os tipos de movimento vanguardistas e era controverso, antitético e paradoxal.

Conheça algumas das obras de Fernando Pessoa

• Mensagem (1934) – o único livro em português publicado pelo autor em vida.
  • 35 sonnets (1918);
  • Antinous (1918).