Executivo, Legislativo e Judiciário: saiba mais sobre os Três Poderes

A Política de um Estado envolve uma série de leis que precisam ser criadas, votadas e fiscalizadas e é para isso que existem o que chamamos de três poderes. Quando pensamos nessa estrutura e organização política do país, tratamos de: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

De maneira geral, os poderes políticos presentes na democracia do Brasil são independentes e ajustados entre si. A ideia central da existência deles é favorecer um Estado mais justo, democrático e igual para todos os cidadãos.

Leia também: Saiba mais sobre a Revolução Farroupilha

Os três poderes e suas funções

Poder Executivo

Cabe ao Poder Executivo realizar a administração do Estado e, como o próprio nome já deixa subentendido, executar, fiscalizar e gerir as leis de um país. Dessa forma, essa escala do poder:

• Observa as normas vigentes no país;
  • Administra questões de interesse público;
  • Propõe planos de ação e administração;
  • Fiscaliza os Programas.

• Escala federal: Presidente da República e Ministros do Governo;
  • Estadual: Governadores;
  • Municipal: Prefeitos.

Poder Legislativo

O Poder Legislativo estabelece as Leis de um país, destinadas a conduzir a vida de seus cidadãos. Além disso, é responsável também por fiscalizar o Poder Executivo. Em geral, essa escala de poder:

• Elabora leis;
  • Aprova leis;
  • Fiscaliza a execução das leis.

• Federal: Deputados federais e senadores;
  • Estadual: Deputados estaduais;
  • Municipal: Vereadores.

Poder Judiciário

O Poder Judiciário é o responsável por julgar as causas conforme a constituição do Estado. Sendo assim, essa escala de poder tem as funções:

• Aplicar as leis;
  • Julgar e interpretar os fatos;
  • Fazer cumprir a Constituição.

• Juízes;
  • Promotores de justiça;
  • Desembargadores;
  • Ministros (representado por Tribunais, exemplo: STF).