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Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Saiba mais sobre a literatura de cordel

literatura de cordel

A literatura de cordel surgiu em Portugal por volta do século XII, com o movimento literário do trovadorismo. De maneira geral, o movimento consistia em “poesias cantadas”, em que as histórias eram declamadas ao público, isso por conta do grande grau de analfabetismo que fazia necessário arranjar outras formas de transmitir os conhecimentos. Anos depois, a criação da prensa viabilizou a impressão dos textos em papel. 

Foi a partir deste marco histórico que as histórias, que antes eram contadas apenas oralmente, passaram a ser feitas em folhetos e a ganhar as ruas, sendo vendidas e disponibilizadas penduradas em cordas – os cordéis. A popularização no país foi ainda maior e se tornou uma tradição local.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a prática literária se instalou por nosso país, especialmente na região nordeste. Podemos dizer que a expressão cultural se solidificou no país por volta do século XVIII. Ao longo da história, figuras de grande importância  ajudaram na popularização do cordel, como os repentistas e violeiros que cantam histórias rimadas em locais públicos. O Cordel é, além de todas as outras coisas, propagador da cultura dessa região.

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Características principais do Cordel Nordestino

  • Linguagem regional
  • Histórias contadas de maneira irreverente
  • Linguagem coloquial
  • Situações cotidianas
  • Utilização de temas religiosos, políticos e sociais
  • Figuras do folclore local
  • Xilogravura
  • Versos e rimas

Dicas de obras de literatura de cordel 

  • Saudação ao Juazeiro do Norte, de Patativa do Assaré
  • Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa
  • História da rainha Ester, de Arievaldo Viana Lima
  • Dez cordéis num cordel só, de Antônio Francisco
  • A vida de Pedro Cem, de Leandro Gomes de Barros

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Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.