Acesso Único: MEC lança portal para unificar inscrições para SiSU, Prouni e Fies

Nessa quinta-feira (3), o Ministério da Educação (MEC) lançou o Acesso Único, site criado pelo Governo Federal para unificar os dados dos programas de acesso ao ensino superior, tais quais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O site começará a valer já a partir do segundo semestre de 2022.

O principal objetivo do Acesso Único é facilitar a participação do estudante nos programas educacionais que utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site unirá as informações sobre o processo seletivo dos três programas e encaminhará o candidato para a página de inscrição de cada um deles. De acordo com o MEC, o acesso aos dados públicos e informações serão facilitados, preservando a segurança.

Leia também: Novo Ensino Médio: entenda como vai funcionar

Principais informações sobre o Acesso Único

Além das questões envolvendo inscrições nos processos seletivos dos programas, os estudantes poderão comparar suas chances de aprovação nas três seleções considerando os dados digitais referentes aos anos anteriores. Para isso, poderão filtrar as notas de corte das seleções por instituição, curso, estado, cidade e quantidade de vagas. O site já contará com as notas de 2020 e 2021 dos processos, com indicativos de ampliação das notas de comparação para o próximo ano.

Leia também: Novo Ensino Médio: entenda como vai funcionar

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.