fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

O que foi o Golpe Militar de 1964? Entenda mais sobre esse período histórico

Entre os dias 31 de março e 1º de abril de 1964, o então presidente João Goulart, democraticamente eleito, foi tirado do poder pelos movimentos militares, o que consolidou o conhecido Golpe Militar de 1964. A partir dessa data, a Ditadura Militar teve início no Brasil e durou até o ano de 1985. Durante esse período, o Congresso Nacional foi dissolvido e o povo brasileiro teve suas liberdades civis anuladas. Além disso, houve censura aos artistas e à imprensa e milhares de pessoas foram perseguidas politicamente e torturadas por se oporem ao governo vigente. 

De maneira geral, o golpe foi resultado de uma articulação política realizada por militares e civis entre 1961 e 1962 e começou a ser construído com a posse de João Goulart na presidência. Jango possuía boa relação com movimentos sindicais brasileiros, o que causava a desconfiança e irritação da bancada conservadora e de empresários poderosos. Além disso, o presidente tinha propostas de implementação de Leis que tornavam a produção nacional mais independente, o que desagradava também os governantes norte-americanos, tidos como alguns dos financiadores do golpe.

Como o Golpe Militar teve fim?

Ao longo dos 21 anos de duração do golpe, todos os cinco presidentes eram militares e foram eleitos indiretamente, mediante Colégio Eleitoral. Sendo eles: Humberto de Alencar Castello Branco (1964-1967), Arthur da Costa e Silva (1967-1969), Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974-1979) e João Batista Figueiredo (1979-1985). A abertura política no Brasil rumo ao fim da ditadura iniciou-se em 1974, com a posse do general Ernesto Geisel, que prometeu uma abertura, em suas palavras, “gradual e segura”. 

Em 1985, as manifestações em defesa da realização de eleições diretas, no movimento conhecido como “Diretas Já”, marcaram o início da queda da ditadura no país. Milhões de pessoas foram às ruas em oposição ao regime ditatorial e para reivindicar seus direitos de participação na escolha do novo mandatário do Estado. O candidato escolhido pelo Colégio Eleitoral foi Tancredo Neves, que derrotou Paulo Maluf, tornou-se o primeiro civil eleito depois do golpe e iniciou a transição rumo às eleições democráticas. 

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.