Conheça alguns níveis de organização dos seres vivos na Biologia

Para o estudo da vida na biologia existem alguns níveis de organização considerados para que haja uma hierarquia, facilitando a separação de acordo com a complexidade. Os componentes podem ser categorizados em: átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas, organismos, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

Leia também: Van Gogh: exposição multimídia em São Paulo traz experiência imersiva nas obras do artista

Um exemplo de molécula é o DNA, que se trata de um ácido nucleico fundamental para que ocorra a transmissão das características e para determinar o fenótipo dos indivíduos, ou seja, o conjunto de aspectos morfológicos e fisiológicos. Está presente no núcleo das células de todos os seres vivos e carrega todas as informações genéticas pertencentes a um organismo. Quer conhecer mais algumas categorias?

As categorias de organização na biologia

• Átomos: são formados pelo núcleo e pela eletrosfera

• Moléculas: são estruturas químicas formadas por dois ou mais átomos, iguais ou de elementos diferentes.

• Organela: estrutura presente nas células.

• Células: são unidades funcionais e estruturais presentes em todos os seres vivos, são divididas em dois grupos: eucariontes (núcleo definido e presença de organelas no citoplasma) e procariontes (sem núcleo definido e com o material genético disperso no citoplasma).

• Tecido: conjunto de células que desempenham uma função específica em cada ser vivo. Nos seres humanos, podem ser encontrados os tecidos epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.

• Órgão: são compostos pelo conjunto de dois ou mais tecidos.

• Sistema: conjunto de órgãos que interagem para desempenhar uma função específica para o ser vivo.

• Organismo: o ser vivo individualmente

• População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que convivem entre si.

• Comunidade: conjunto de populações que vivem em uma área e período específicos.

• Ecossistema: conjunto de seres vivos encontrados em uma região e de todos os componentes sem vida com os quais têm interação.

• Biosfera: todos os ecossistemas do planeta.

Leia também: Conheça alguns documentários sobre filosofia e sociologia para ampliar seu repertório

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.