Conheça alguns fatos e curiosidades sobre a língua portuguesa

A Língua Portuguesa está entre os idiomas mais falados do mundo e possui uma grande e complexa lista de regras e acordos instruídos pela Academia Brasileira de Letras. O Português falado no Brasil pode ser visto em norma coloquial e culta. A primeira é muito parecida à fala cotidiana, ou seja, sem grandes regras. Já a segunda, segue normas mais rígidas e é mais utilizada na produção de textos para reportagem, redação e romance, além de assuntos que exigem maior seriedade.

Muito se engana quem relaciona o idioma apenas ao Brasil e à Portugal. Ao todo, existem 9 países no mundo que usam o idioma de forma oficial, sendo eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. É estimado que pouco mais de 280 milhões de pessoas utilizem a língua portuguesa. Só o Brasil representa parcela significativa de falantes, somando cerca de 70% do total da população mundial.

Leia também: Período Colonial, Imperial e Republicano: conheça fases importantes da história do Brasil

Confira alguns filmes e documentários em língua portuguesa

As produções audiovisuais podem ser uma excelente fonte de entretenimento e conhecimento. Além disso, servem como ferramenta para entender mais a fundo diversas temáticas, entre elas a Língua Portuguesa. Existem diversos filmes e documentários, dos mais diferentes gêneros e épocas, que estão diretamente relacionados ao nosso português, seja enquanto idioma ou quanto língua original de obras literárias incríveis.

Confira algumas sugestões de filmes e documentários, brasileiros e estrangeiros que vão ajudar a enriquecer o seu entendimento sobre as variações do idioma:

• O Auto da Compadecida (Brasil, 2000)
  • Ar Condicionado (Angola, 2020)
  • Central do Brasil (Brasil, 1998)
  • O Ilhéu de Contenda (Cabo Verde, 1995)
  • Resgate (Moçambique, 2020)
  • Dona flor e seus dois maridos (1976)

Leia também: Conheça alguns documentários sobre filosofia e sociologia para ampliar seu repertório

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.