Nesta quinta-feira (12), cientistas do EHT (Event Horizon Telescope) conseguiram captar pela primeira vez a imagem mais nítida e real de um buraco negro. O Sagitário A*, como foi nomeado, foi apresentado em evento internacional científico em conjunto com mais informações sobre o fato. O objeto se localiza no meio da Via Láctea, a galáxia que comporta o Sistema Solar, e a imagem foi conseguida a partir de uma colaboração internacional de rádiotelescópios e observatórios. Além disso, o item fica a 27 mil anos-luz de distância da Terra.
Os estudiosos ainda apontam que esse tipo de descoberta ajuda na compreensão sobre o que acontece na galáxia e oferece informações adicionais sobre como os corpos interagem entre si e em seus arredores. A imagem divulgada pode parecer confusa e até mesmo borrada para os que desconhecem o corpo, mas isso se explica pelo processo de captação. Os buracos negros não emitem luz, o que torna muito desafiador conseguir uma imagem exata de seu formato, o que faz necessário milhares de capturas com diferentes orientações de movimentação e mudança dos pontos de brilho.
Leia também: Conheça alguns documentários sobre filosofia e sociologia para ampliar seu repertório
Saiba mais sobre os buracos negros
De maneira geral, o buraco negro é uma região do espaço que possui um campo gravitacional que comprime a matéria até que não exista mais espaço entre os átomos. Além disso, os buracos negros apresentem dimensões variadas: os menores podendo ter o tamanho de um único átomo, enquanto os maiores, raios de poucos quilômetros. Outra característica do objeto é que possui atração gravitacional tão forte que nem mesmo a luz escapa de ser atraída.
Leia também: Saiba mais sobre os planetas e suas definições
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site, Facebook e Instagram.