Cientistas divulgam imagem inédita de buraco negro no centro da Via Láctea

Nesta quinta-feira (12), cientistas do EHT (Event Horizon Telescope) conseguiram captar pela primeira vez a imagem mais nítida e real de um buraco negro. O Sagitário A*, como foi nomeado, foi apresentado em evento internacional científico em conjunto com mais informações sobre o fato. O objeto se localiza no meio da Via Láctea, a galáxia que comporta o Sistema Solar, e a imagem foi conseguida a partir de uma colaboração internacional de rádiotelescópios e observatórios.  Além disso, o item fica a 27 mil anos-luz de distância da Terra.

Os estudiosos ainda apontam que esse tipo de descoberta ajuda na compreensão sobre o que acontece na galáxia e oferece informações adicionais sobre como os corpos interagem entre si e em seus arredores. A imagem divulgada pode parecer confusa e até mesmo borrada para os que desconhecem o corpo, mas isso se explica pelo processo de captação. Os buracos negros não emitem luz, o que torna muito desafiador conseguir uma imagem exata de seu formato, o que faz necessário milhares de capturas com diferentes orientações de movimentação e mudança dos pontos de brilho.

Leia também: Conheça alguns documentários sobre filosofia e sociologia para ampliar seu repertório

Saiba mais sobre os buracos negros

De maneira geral, o buraco negro é uma região do espaço que possui um campo gravitacional que comprime a matéria até que não exista mais espaço entre os átomos. Além disso, os buracos negros apresentem dimensões variadas: os menores podendo ter o tamanho de um único átomo, enquanto os maiores, raios de poucos quilômetros. Outra característica do objeto é que possui atração gravitacional tão forte que nem mesmo a luz escapa de ser atraída.