Como surgiram as eleições no formato que conhecemos hoje?

Em 1985, as manifestações em defesa da realização de eleições diretas, no movimento conhecido como “Diretas Já”, marcaram o início da queda da ditadura no país. Milhões de pessoas foram às ruas em oposição ao regime ditatorial e para reivindicar seus direitos de participação na escolha do novo mandatário do Estado. Com isso, tivemos início a transição rumo às eleições democráticas, como são realizadas atualmente.

As eleições acontecem por meio de urnas eletrônicas desde 1996 e nelas o eleitor digita o número do candidato escolhido ao cargo e ao fim do processo confirma sua opção. Os votos são processados e, em poucas horas após o término da votação, o resultado é divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia também: O que foi o Golpe Militar de 1964? Entenda mais sobre esse período histórico

Eleições 2022: quais são os cargos a serem votados e suas funções?

A participação da população nas eleições é o maior exemplo da democracia em um país na prática. Para esse ano, serão votados os cargos:

Deputado federal: O Poder Legislativo (deputados e vereadores) é o responsável por criar, alterar e discutir as leis que governam as instâncias municipais, estaduais e federais. Além disso, o deputado federal tem a função de fiscalizar as ações do Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos). Eles têm um mandato de quatro anos e podem ser reeleitos.

Deputado estadual ou distrital: Tem funções muito similares ao deputado federal, porém limitada ao âmbito do estado ou distrito em que foi eleito. Assim como o federal, é eleito para um mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleição.

Senador: O senador é eleito pelo voto popular no sistema majoritário de votos para um mandato de oito anos, e também faz parte do Legislativo Federal, representante da Câmara Alta do Congresso Nacional. Apesar de ter funções similares às do deputado federal, tem responsabilidades um pouco maiores, como aprovar ou não indicações presidenciais para cargos de poder.

Governador: o governador administra e gere o estado pelo qual foi eleito, com responsabilidade de garantir o desenvolvimento. Além disso, pode propor leis e sancionar ou não leis aprovadas pelos deputados estaduais. É também essa figura quem decide quanto aos investimentos em áreas como a segurança pública, a saúde e a educação.

Presidente da República: É a autoridade máxima de uma nação, chefe do Executivo, de governo e de Estado. De maneira geral, administra, toma decisões e representa a nação em eventos importantes. É eleito para um mandato de quatro anos por voto popular, com possibilidade de reeleição.