fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Saiba quem foi Marie Curie

Marie Skłodowska Curie nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1867 e foi uma cientista muito importante, tendo como alguns de seus feitos, a descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Além disso, Marie foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a única a ganhá-lo por duas vezes, e em áreas distintas. 

A cientista era filha de Władysław Skłodowska, professor de física e matemática, e de Bronisława Bogusława Skłodowska, professora, pianista e cantora, ou seja, teve contato com as ciências desde muito cedo. Para construir sua carreira e seus estudos universitários, Curie enfrentou diversas barreiras relacionadas ao machismo e teve que se mudar para a França para conseguir fazê-los. 

A carreira de Marie Curie e seus prêmios

Em 1893, Marie Curie se formou em Física e, no ano seguinte, em Matemática pela Universidade de Sorbonne, em Paris. No mesmo ano, conheceu o professor de Física Pierre Curie, com quem se casou tempos depois. Nesta mesma época, a física fazia seu doutorado, que tinha como tema e área de pesquisa a radiação dos elementos tório e urânio, o que lhe renderia seu primeiro Nobel de Física, sendo a primeira mulher a conquistá-lo, e muitos prêmios na comunidade científica.

Durante as pesquisas sobre a radioatividade, Marie Curie descobriu dois elementos químicos (rádio e polônio) que possuiam radioatividade maior do que o urânio, até então o mais radioativo. Em 1898, Marie os anunciou sua descoberta à Academia de Ciências local, que posteriormente renderam à ela o Nobel de Química, em 1911, o que a tornou a única pessoa no mundo com dois Nobel em áreas científicas diferentes.

Mais feitos de Marie Curie

Os conhecimentos e estudos de Marie Curie foram fundamentais para educação, a quebra de barreiras como o machismo nos estudos e também para a área da saúde. A cientista foi uma das responsáveis por trazer à tona a importância do Raio-x nos diagnósticos na época da Primeira Guerra Mundial e da utilização da radiação para o tratamento de câncer.

Leia também: Saiba quem foi Manuel Bandeira, escritor e historiador literário

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.