O que é a Amazônia Azul?

A Amazônia Azul é uma terminologia utilizada para se referir ao território marítimo brasileiro. Trata-se de uma área que corresponde a 4,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo o equivalente à superfície da Floresta Amazônica, por isso, a associação no nome, um paralelo entre as riquezas existentes nos mares brasileiros com as presentes na Amazônia.

Essa região possui um enorme potencial de recursos, tais quais os minerais, energéticos e recursos não extrativos e biodiversidade, abriga espécies só existentes aqui, como corais, esponjas e peixes. Entretanto, a importância da Amazônia Azul ainda é pouco reconhecida pelos brasileiros, tendo em vista que a sua exploração nem sempre é sustentável.