Saiba quem foi a escritora Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus

Um dos livros mais importantes da literatura nacional foi escrito por Carolina Maria de Jesus. Negra e periférica, a também catadora de lixos narrou a sua realidade por meio de obras literárias. Mas, afinal, quem foi a escritora?

Nascida em Minas Gerais e depois moradora da Cidade de São Paulo – mais precisamente no bairro do Canindé -, Carolina cultivava desde pequena o interesse pelos livros e pela escrita, mesmo com um acesso restrito à educação.

Leia também: Dia Nacional do Livro: Entenda a importância da data

Apesar de passar por dificuldades, toda essa paixão pela literatura foi revelada em suas obras, como é o caso de “O Quarto de Despejo”, livro que funcionava como um diário para Carolina.

Carolina Maria de Jesus e sua obra

Carolina Maria de Jesus

A vida e obra da escritora são essenciais para compreender a história do Brasil. Os seus livros faziam grande denúncia social, abordando diversas temáticas como a desigualdade, a miséria e a fome – vivências da própria autora e de sua família.

Os escritos de Carolina foram publicados em mais de 40 países. Mas, apesar disso, a fama da autora não foi o suficiente para mudar sua realidade por completo. De acordo com reportagens datadas dos anos 70 e relatos de acadêmicos que estudam a vida e obra da autora, a família de Carolina passou a viver bem melhor do que na favela, mas ainda em nível abaixo do esperado para uma autora cujos livros ainda estavam vendendo bem em diversos países.