Nobel de Literatura: você sabe como o prêmio surgiu e como é feita a escolha do vencedor?

nobel de literatura

Todo ano, diferentes prêmios científicos, sociais e culturais são entregues para pessoas que colaboram para o avanço da sociedade. Dentre essas premiações está o Nobel de Literatura, considerado o mais importante da área.

Leia também: Biomas aquáticos: conheça as diferenças entre os ambientes

Em 2022, a vencedora foi a escritora americana Annie Ernaux, de 82 anos de idade. A autora, que também é professora universitária de literatura, já escreveu mais de 20 livros, nos quais aborda os distanciamentos e as restrições coletivas da memória pessoal.

A escolha da vencedora ocorre por meio da Academia Sueca, uma tradição que surgiu em 1901, ano de criação do prêmio. Assim como os vencedores anteriores, Ernaux foi contemplada com uma medalha, uma quantidade em dinheiro, um diploma que será entregue diretamente pelo rei da Suécia e um convite para palestrar na “Semana do Nobel” em Estocolmo.

Afinal, como ocorre a indicação para o Nobel de Literatura?

nobel de literatura

O processo de escolha do vencedor é demorado, sendo iniciado com o recebimento de propostas de indicados. Essas indicações são de responsabilidade dos membros da Academia Sueca, de academias de literatura e sociedades, professores de literatura e linguagem, ex-vencedores do Nobel em Literatura e os presidentes de associações.

Após o recebimento das propostas, em fevereiro, o Comitê do Nobel avalia cada uma. Posteriormente, é realizado o restringimento dos candidatos. Nessa etapa, que ocorre em abril, a Academia descarta boa parte dos autores, deixando um número pequeno para ser aprovado. No mês seguinte, o Comitê aprova uma lista com apenas cinco nomes.

Nos quatros meses seguintes, os membros da Academia ficam responsáveis por ler e revisar todos os trabalhos dos autores selecionados. Por fim, ocorre a votação e o vencedor é aquele que recebe mais da metade dos votos.