MPB: Conheça a história e a importância do gênero musical

MPB

Seja você um grande entusiasta de música ou não, é fato que já teve contato com a MPB (Música Popular Brasileira). Criado na década de 60, o gênero musical é um dos maiores patrimônios culturais do Brasil, uma vez que foi responsável pela revelação de diversos artistas que contribuíram ativamente para a construção de uma identidade essencialmente nacional.

Leia também: Nobel de Literatura: você sabe como o prêmio surgiu e como é feita a escolha do vencedor?

Para entender um pouco melhor a importância do gênero, primeiro é preciso saber que o seu início é creditado a apresentação de Elis Regina no 1º Festival de Música Popular da TV Excelsior, em 1965. Na ocasião, a cantora venceu a competição ao interpretar “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. O episódio é considerado um marco de transição da Bossa Nova (maior gênero musical da época) para a MPB.

Além disso, é necessário compreender que por conta do contexto histórico de sua origem, a MPB surge com um forte caráter de luta contra a ditadura militar iniciada em 1964. Essa característica também se deve ao público, que na época era formado principalmente por estudantes e intelectuais, o que contribuiu para que o movimento ficasse conhecido como “música da universidade”.

Devido a esses fatores, o governo militar agiu efetivamente para censurar os artistas, que além de terem músicas proibidas, também eram levados para prestar depoimentos para as autoridades e corriam risco de serem torturados. Entre os exemplos mais famosos desses episódios estão a canção “Cálice”, de Chico Buarque, e “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.

O desenvolvimento da MPB e o surgimento de novos ícones da música brasileira

MPB

Uma das principais características musicais da MPB é a mistura de ritmos estrangeiros de modo a se adequar a realidade musical brasileira. Assim, diversos artistas passaram a surgir de todas as partes do Brasil, sendo cada um deles com estilo próprio.

Entre os cantores e cantoras que iniciaram suas carreiras a partir dos anos 1960 e 1970, estão:

• Nara Leão;
  • Gal Costa;