A importância de reciclar e reaproveitar: hábitos devem ser ensinados desde cedo

reciclar e reaproveitar

A infância é o momento em que estamos fazendo as primeiras amizades, descobrindo o mundo, como ele funciona e, claro, como cuidar dele. Sabendo disso, é imprescindível que família e escola ensinem hábitos importantes para os adultos de amanhã. Entre os assuntos que podem ser abordados logo cedo está a coleta seletiva e os hábitos de reciclar e reutilizar materiais, como plásticos, papéis e latas de metal.

Leia também: O que foi o Expressionismo? Saiba mais sobre o importante movimento artístico do século XX

Além de estimular a criatividade infantil, fazendo novos objetos com garrafa pet e rolos de papel higiênico, as crianças podem aprender de maneira leve, os impactos negativos que o descarte inadequado tem e que é sim possível criar novos usos s para os resíduos jogados no lixo, protegendo assim o meio ambiente. Por isso, a importância da separação dos materiais em casa para facilitar a coleta seletiva.

Ensinando a reciclar e a reaproveitar: como usar os materiais de maneira divertida?

reciclar e reaproveitar

São inúmeras as possibilidades de reaproveitar o que seria normalmente descartado. Além desse criativo cai-não-cai da imagem acima, os estudantes também podem pintar personagens  nos rolos de papel para brincar ou fazer um belo porta-canetas com as latas de extrato de tomate. Outra opção interessante é colocar alguns caroços de feijão dentro das latinhas (achocolatado) e vedá-las, isso as transformará em excelentes chocalhos.

Leia também: Nobel de Literatura: você sabe como o prêmio surgiu e como é feita a escolha do vencedor?

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso siteFacebook Instagram.