Isaac Newton: conheça a história do pai da física moderna

Isaac Newton

Isaac Newton é certamente um dos cientistas mais famosos da história, uma vez que suas contribuições são amplamente divulgadas até hoje. Por conta disso, é comum que seja referenciado como “o pai da física moderna”.

Leia também: Geocentrismo e heliocentrismo: conheça as teorias

Nascido na vila Woolsthorpe-by-Colsterworth, localizada em Lincolnshire, na Inglaterra, Newton não conheceu o pai, que havia falecido meses antes do seu nascimento. Apesar disso, sua família possuía uma situação financeira confortável, vivendo das atividades rurais. Um ponto interessante é que, na época de nascimento de Isaac, o calendário juliano era utilizado. Assim, de acordo com essa medida, o físico nasceu em 25 de dezembro de 1642. Já de acordo com o calendário gregoriano, o mais utilizado hoje em dia, seu nascimento é datado como ocorrido em 4 de janeiro de 1643.

Quando tinha três anos de idade, foi morar com os avós, já que a sua mãe se casou novamente. Sete anos depois, agora viúva, Hannah Ayscough Newton, retornou à fazenda com três filhos. Apesar da volta da mãe, Isaac não demonstrava muitos laços afetivos, sendo considerado um garoto solitário.

Isaac Newton: estudos e maiores contribuições

Isaac Newton

Na universidade, Newton frequentou a Trinity College, em Cambridge. Na época, somente pessoas muito ricas podiam estudar no local, fato que afetou Isaac. Isso porque, mesmo vindo de uma família com situação financeira confortável, ainda apresentava um padrão de vida bem inferior aos demais alunos. Por conta disso, assumiu uma posição de estudante de nível mais baixo, sujeitando-se a atividades como servir refeições e limpar as acomodações de outros estudantes para manter os estudos.

Passado esse período, Newton conseguiu uma bolsa de estudos na renomada Universidade de Cambridge, conseguindo se formar no curso de humanidades com 22 anos. No entanto, Isaac era inquieto, o que fez com que seguisse suas pesquisas por toda a vida. Prova disso são as suas contribuições, dentre as quais se destacam:

• Lei da gravidade (estudo que gerou, entre outras “lendas”, a história de que “uma maçã que caiu de uma árvore em cima da cabeça de Newton”);
  • Estudo sobre os fenômenos ópticos que possibilitaram a teoria sobre a cor dos corpos;
  • Desenvolvimento das lei dos movimentos, lançando as bases da mecânica;
  • Criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral (ferramenta importante para o estudo dos fenômenos físicos);
  • Criação das famosas Leis de Newton, o conjunto que explica o movimento dos corpos.

Isaac Newton faleceu em 31 de março de 1727, aos 84 anos. O físico, matemático, filósofo, astrônomo, teólogo e alquimista nunca se casou ou teve filhos.