Sociedade estamental: entenda como funcionava a estrutura social do sistema feudal medieval europeu

sociedade estamental

Antes do surgimento da sociedade de classes, o tipo de estrutura vigente era caracterizada como sociedade estamental na Europa. Esse tipo de estrutura era típica do sistema feudal medieval, sendo caracterizada pela divisão nos estamentos, ou seja, grupos sociais.

Leia também: Está fazendo um curso online? Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo

Desse modo, não havia possibilidade de mobilidade social, uma vez que a posição do indivíduo dependia inteiramente de sua origem familiar. Assim, caso a pessoa nascesse em uma família de servos, logo, seguiria com essa função pelo resto da vida. Assim, essas sociedades eram fixas e homogêneas.

Sociedade estamental contava com sistema hierárquico

Na Idade Média europeia, havia a divisão hierárquica, sendo dividida em quatro estamentos. Eram eles: rei, nobreza, clero e servos. Os dois primeiros possuíam privilégios em relação aos demais, que por sua vez aceitavam suas condições devido ao forte teocentrismo que ocorria na época. Por conta disso, havia uma crença de que Deus havia escolhido as condições de cada indivíduo.

Para entender um pouco melhor as funções de cada classe, cabe o resumo:

Rei: concentrava todo o poder;

Nobreza: representava os detentores de terras e riquezas. Esses eram chamados de senhores feudais;

Clero: formado por homens da igreja, assim representando o poder da religião;

Servos: eram os plebeus que trabalhavam em terras em troca de segurança e alimentos.