Categorias
Sem categoria

Conheça alguns níveis de organização dos seres vivos na Biologia

Para o estudo da vida na biologia existem alguns níveis de organização considerados para que haja uma hierarquia, facilitando a separação de acordo com a complexidade. Os componentes podem ser categorizados em: átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas, organismos, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera.

Leia também: Entenda o que são os vírus e suas características

Um exemplo de molécula é o DNA, que se trata de um ácido nucleico fundamental para que ocorra a transmissão das características e para determinar o fenótipo dos indivíduos, ou seja, o conjunto de aspectos morfológicos e fisiológicos. Está presente no núcleo das células de todos os seres vivos e carrega todas as informações genéticas pertencentes a um organismo. Quer conhecer mais algumas categorias?

As categorias de organização na biologia

níveis de organização dos seres vivos

Átomos: são formados pelo núcleo e pela eletrosfera

Moléculas: são estruturas químicas formadas por dois ou mais átomos, iguais ou de elementos diferentes.

Organela: estrutura presente nas células.

Células: são unidades funcionais e estruturais presentes em todos os seres vivos, são divididas em dois grupos: eucariontes (núcleo definido e presença de organelas no citoplasma) e procariontes (sem núcleo definido e com o material genético disperso no citoplasma).

Tecido: conjunto de células que desempenham uma função específica em cada ser vivo. Nos seres humanos, podem ser encontrados os tecidos epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.

Órgão: são compostos pelo conjunto de dois ou mais tecidos. 

Sistema: conjunto de órgãos que interagem para desempenhar uma função específica para o ser vivo. 

Organismo: o ser vivo individualmente

População: é o conjunto de organismos da mesma espécie que convivem entre si. 

Comunidade: conjunto de populações que vivem em uma área e período específicos.

Ecossistema: conjunto de seres vivos encontrados em uma região e de todos os componentes sem vida com os quais têm interação.

Biosfera: todos os ecossistemas do planeta.

Leia também: Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade. Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Entenda o que são os vírus e suas características

Desde a pandemia de coronavírus, muito se fala sobre a proliferação de doenças, sua origem e maneiras de se prevenir. No meio de tanta informação, algumas dúvidas surgem, como: o que são os vírus e quais são as suas características? 

Leia também: Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

Essas e demais questões são comumente levantadas em aulas de biologia. A primeira delas é simples de ser respondida. Os vírus são microrganismos acelulares (o que significa que não possuem células) formados por ácido nucleico e proteínas, essa última responsável pelo capsídeo. Isto é, o envoltório utilizado para proteger o material genético dos mesmos.

Apesar de serem acelulares, os vírus são dependentes das células, uma vez que parasitam as mesmas. A partir desse processo, os vírus passam a realizar a produção do material genético viral e das proteínas, assim controlando o metabolismo celular.

O que são os vírus: entenda como ocorre a reprodução desses seres

A reprodução dos vírus pode ocorrer de diversas maneiras, mas a maioria segue o seguinte processo:

Adsorção: a célula a ser parasitada têm sua primeira interação com o vírus, assim formando as ligações entre os invasores e receptores na membrana da célula.

Penetração: o vírus entra total ou parcialmente na célula.

Desnudamento: já dentro da célula, o vírus separa o capsídio do ácido nucleico, que por sua vez é liberado. 

Biossíntese: o material genético é duplicado e o capsídeo é novamente formado por meio da síntese das proteínas.

Morfogênese: a estrutura é formada a partir do capsídeo e do material genético.

Liberação: no fim, os vírus já estão completamente montados, assim partindo para parasitar outras células. Para isso, é preciso que haja o rompimento da membrana celular.

Leia também: Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

A vida e obra de Machado de Assis o colocam como um dos autores mais importantes da literatura escrita da língua portuguesa. No entanto, apesar de ser um nome bastante renomado, o autor ainda possui alguns fatos  desconhecidos sobre a sua carreira.

Leia também: COMO AS EXCURSÕES ESCOLARES AJUDAM NO APRENDIZADO?

Nascido no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, com o nome Joaquim Maria Machado de Assis, o autor é filho de pai negro e mãe portuguesa. Seus avós paternos eram escravos alforriados enquanto os avós maternos eram imigrantes de classe social baixa. No entanto, apesar desses fatos, os pais de Machado sabiam ler e escrever, fato que contribuiu para que o autor tivesse contato com a literatura desde cedo.

Além de autor, também era tradutor:

Machado, além de profundo conhecedor da língua portuguesa, também conhecia muito bem o idioma francês. Os boatos apontam que aprendeu idioma ao ter um contato com um padeiro e, a partir de então, passou a se aprofundar no assunto. Tal interesse resultou na carreira de tradutor na qual Machado foi responsável por publicar as primeiras versões brasileiras do conto “O Corvo” (de Edgar Allan Poe), “Os Trabalhadores do Mar” (escrito por Victor Hugo) e “Queda que as mulheres têm para os tolos” (ensaio escrito pelo belga Victor Hénaux).

A vida e obra de Machado de Assis: autor foi um dos criadores da Academia Brasileira de Letras

machado de assis

Machado de Assis era negro e teve de enfrentar muito preconceito para se provar um talentoso escritor. Um dos reconhecimentos foi a sua colaboração para a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897.

Além de ter ajudado na criação da ABL, Machado ocupou a cadeira número 23 e foi escolhido como presidente da instituição. No cargo, ficou por mais de 10 anos, período em que acompanhou as mudanças não somente na literatura brasileira, mas também no país como um todo.

Leia também: Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

COMO AS EXCURSÕES ESCOLARES AJUDAM NO APRENDIZADO?

Independente da escola, seja pública ou privada, é fato que grande parte dos alunos ficam empolgados com as excursões escolares. Seja pelo entretenimento ou pelo aprendizado, essas atividades costumam despertar o interesse dos estudantes, que por sua vez têm a oportunidade de fugir um pouco da rotina.

Leia também: História da América: saiba como é dividida a cronologia do continente

Para começar, as excursões são ótimas oportunidades de conectar teoria e prática, facilitando o aperfeiçoamento do conhecimento. Assim, torna-se mais fácil compreender determinados assuntos, já que os alunos podem interagir com o estudo, fazendo não somente perguntas, mas também observando e, em certos casos, praticando.

Conheça algumas das excursões escolares realizadas pelo Colégio TGM

excursões escolares

No caso do Colégio TGM, entre as excursões já realizadas, podemos destacar as seguintes:

  • Visita ao CEU Perus com intuito de promover um passeio cultural;
  • Visita à Cidade das Abelhas, local em que os alunos do ensino infantil aprenderam sobre a importância do inseto para a natureza;
  • Palestra ministrada pelo terapeuta Rafael Moura. Na ocasião, os alunos dos ensinos fundamental II e médio compartilharam experiências e doaram alimentos; 
  • Passeio à Editora Somos, oportunidade em que os estudantes conheceram o processo de desenvolvimento de um título literário
  • Visita ao Corpo de Bombeiros de Perus. Nesse passeio, os alunos do 4º e 5º ano conheceram a rotina desses profissionais;
  • Excursão para o Rio Tietê com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a real dimensão da carga de poluição e suas consequências ambientais;
  • Participação na Feira das Profissões da USP, uma oportunidade para os vestibulandos conhecerem melhor a universidade e suas opções de curso.

Leia também: Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase

O vestibular da Fuvest é o mais concorrido do país, sendo a oportunidade para entrar para a mais tradicional e renomada instituição de ensino do Brasil, a Universidade de São Paulo (USP). Por isso, é necessário se preparar para a prova, buscando conhecer não somente as matérias estudadas no Ensino Médio, mas também compreender os objetivos, as demandas e as qualificações procuradas pela USP.

Leia também: Saiba a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para ajudar você nisso, o SAS Plataforma de Educação criou o Raio X da Fuvest, um levantamento com os temas mais cobrados na prova desde 2009. No caso da Língua Portuguesa, a interpretação de texto está no topo, seguida por movimentos literários. 

Principais assuntos de Língua Portuguesa da Fuvest

De acordo com o levantamento, na primeira fase da Fuvest, são oito os assuntos mais cobrados no quesito língua portuguesa:

1) Interpretação textual (40,84%)

2) Movimentos literários (28,96%)

3) Léxico (5,45%) 

4) Teoria literária (4,95%)

5) Morfologia (4,46%)

6) Literatura contemporânea (4,46%)

7) Sintaxe (4,46%)

8) Figuras de linguagem (3,71%)

Leia também: História da América: saiba como é dividida a cronologia do continente

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Saiba a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Durante o fim da década de 30 e início dos anos 40, o mundo passou por um período de guerra. A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 até 1945 e o seu fim não representou apenas um sinal de aparente paz, mas também de futura prosperidade para países europeus e para os Estados Unidos. Por se tratar de um conflito amplamente noticiado, o encerramento das batalhas acabou fazendo com que todo o planeta Terra passasse por uma necessidade de documentar normas que garantissem os direitos básicos de cada pessoa. Assim, começa a história da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Leia também: História da América: saiba como é dividida a cronologia do continente

O texto contou com o auxílio de várias pessoas para ser elaborado, porém, o principal responsável foi o jurista canadense John Peters Humphrey. Chamado pela Organização das Nações Unidas para elaborar o esboço inicial da declaração, Humphrey era diretor da divisão de direitos humanos da ONU.

Composta por 30 artigos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende direitos essenciais para todo ser humano, como direito à vida, à livre expressão e integridade física. Tudo isso sem distinção de raça, religião, cor, sexo ou visão política. A declaração foi assinada em 10 de dezembro de 1948, em Paris, por 58 Estados-membros da ONU, dentre eles o Brasil.

História da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o documento com mais traduções no mundo

direitos humanos

De acordo com o livro dos recordes, Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento com o maior número de traduções em idiomas diferentes. O site oficial da declaração diz que o documento pode ser encontrado em cerca de 508 traduções distintas.

Leia também: Química no cotidiano: saiba em que momentos os fenômenos químicos estão em nosso dia a dia

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

História da América: saiba como é dividida a cronologia do continente

Um dos seis continentes do planeta Terra, a América é repleta de uma história muito rica, que por sua vez é dividida em cinco etapas. São elas:  América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista, Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea.

Leia também: Sociedade estamental: entenda como funcionava a estrutura social do sistema feudal medieval europeu

Essa divisão é realizada para uma maior compreensão, sendo indicada principalmente para fins didáticos. Sendo assim, é importante ter em mente que resumir a história de todo um continente não é tarefa fácil, uma vez que são diferentes países, culturas e momentos distintos. Por isso, caso esteja interessado no tema, não deixe de se aprofundar nos estudos.

História da América: conheça os principais pontos

história da américa

Como é de se imaginar, a história do continente não se inicia com a chegada dos colonizadores europeus no século XV. Isso se deve ao fato de já haver povos nativos em cada país, sendo que cada um contava com culturas milenares.

Com isso estabelecido, é possível dividir a cronologia do continente da seguinte maneira:

América Pré-Colombiana: é caracterizado com o período em que as civilizações pré-colombianas presenciaram a origem e extinção de outras sociedades, como os maias, incas e astecas. Assim, esses povos foram responsáveis por deixar um legado cultural, arquitetônico e obviamente nas características físicas da população.

Descobrimento e conquista: esse período é bastante conhecido e, como já dá a entender, compreende o tempo em que países europeus, como Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra, realizaram expedições para conhecer novas terras. Cada uma dessas nações estabeleceu métodos para explorar os recursos e os povos das novas colônias. Entre as práticas estavam extração de metais preciosos, implantação de latifúndios (grandes hectares de terra), monocultura (plantação de apenas uma matéria-prima) e o uso de mão-de-obra escrava (especialmente de africanos escravizados).

Montagem do sistema colonial: iniciado no século XVI, essa etapa se destaca pelo estabelecimento da comercialização e do domínio das chamadas metrópoles (países colonizadores) sobre tudo que era produzido nas colônias. Assim, foi instituído o Pacto Colonial, que estabeleceu regras entre os colonos e as metrópoles, de modo a garantir a exclusividade dos lucros da produção colonial.

Processos de independência: a exploração na América durou séculos, havendo resistência em diferentes momentos em cada um dos países durante os séculos XVII e XIX. Sendo assim, existem grandes divergências no modo como cada nação obteve sua independência. Entre alguns exemplos estão os Estados Unidos que passou por uma guerra contra a Inglaterra, o Haiti travou uma revolta dos escravos contra as classes dominantes, a chamada América Espanhola passou por números guerras incentivadas principalmente pela elite criolla (filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos). No Brasil, como é sabido, a independência foi proclamada por Dom Pedro I, que foi convencido pelas elites a fazê-lo e ainda ser estabelecido como primeiro imperador do país.

América Contemporânea: iniciado no século XVIII, o período se estende até a atualidade. Sendo assim, essa fase é conhecida pelo auge da Revolução Industrial, estabelecimento do capitalismo, uso de máquinas em substituição da produção artesanal, realização de guerras, migração do campo para a cidade, períodos ditatoriais, crescimento do populismo e fortalecimento do imperialismo praticado principalmente pelos Estados Unidos, que por sua vez exerce grande influência na política e na sociedade dos demais países de toda a América.

Leia também: Química no cotidiano: saiba em que momentos os fenômenos químicos estão em nosso dia a dia

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Categorias
Sem categoria

Química no cotidiano: saiba em que momentos os fenômenos químicos estão em nosso dia a dia

Se você está estudando química na escola, certamente já deve ter se perguntado em que momentos os fenômenos químicos acontecem em nosso cotidiano. De maneira resumida e direta, é possível dizer que essas reações estão presentes em todos os momentos do dia a dia, uma vez que são responsáveis por fazer a vida acontecer de diversas formas.

Leia também: Sociedade estamental: entenda como funcionava a estrutura social do sistema feudal medieval europeu

Pode parecer exagero, mas para exemplificar, pense no oxigênio que respiramos. As moléculas de O2 são elementos químicos responsáveis por permitir a vida na Terra, e o respiramos por meio de um processo em que o corpo utiliza moléculas de glicose como fonte de energia para inspirar o gás oxigênio e expirar o gás carbônico. Tudo isso ocorre de maneira natural, de modo que nem percebemos todo o procedimento químico realizado pelo corpo.

Confira outros exemplos de como a química está em nosso cotidiano

Alimentação: quando ingerimos um alimento, o corpo inicia o processo de digestão. O primeiro passo ocorre pela atuação das enzimas presentes na saliva (ptialina), sendo elas as responsáveis por formar o bolo alimentar. No estômago, o alimento sofre a ação de degradação por parte do ácido clorídrico (HCl). Nos casos de queimação estomacal, significa que a acidez está desregulada e, por isso, os antiácidos são necessários para fazer com que o ambiente estomacal se normalize.

Escovar os dentes: o creme dental conta com flúor, uma substância responsável por proteger os dentes da ação de bactérias. Em certos casos, as pastas podem contar com sais clareadores que atuam como abrasivos e esfoliantes.

Uso de transporte: os veículos movidos a combustível passam por um processo de queima, chamado combustão. Assim, é obtida a energia para mover o automóvel.

Remédios: qualquer remédio provoca processos químicos no organismo. Um exemplo simples são os analgésicos, que tem a função de neutralizar os receptores cerebrais referentes à dor, fazendo com que não seja sentida.

Leia também: Conheça 3 das fases mais importantes da história do Brasil

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.