Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

machado de assis

A vida e obra de Machado de Assis o colocam como um dos autores mais importantes da literatura escrita da língua portuguesa. No entanto, apesar de ser um nome bastante renomado, o autor ainda possui alguns fatos  desconhecidos sobre a sua carreira.

Leia também: COMO AS EXCURSÕES ESCOLARES AJUDAM NO APRENDIZADO?

Nascido no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, com o nome Joaquim Maria Machado de Assis, o autor é filho de pai negro e mãe portuguesa. Seus avós paternos eram escravos alforriados enquanto os avós maternos eram imigrantes de classe social baixa. No entanto, apesar desses fatos, os pais de Machado sabiam ler e escrever, fato que contribuiu para que o autor tivesse contato com a literatura desde cedo.

Além de autor, também era tradutor:

Machado, além de profundo conhecedor da língua portuguesa, também conhecia muito bem o idioma francês. Os boatos apontam que aprendeu idioma ao ter um contato com um padeiro e, a partir de então, passou a se aprofundar no assunto. Tal interesse resultou na carreira de tradutor na qual Machado foi responsável por publicar as primeiras versões brasileiras do conto “O Corvo” (de Edgar Allan Poe), “Os Trabalhadores do Mar” (escrito por Victor Hugo) e “Queda que as mulheres têm para os tolos” (ensaio escrito pelo belga Victor Hénaux).

A vida e obra de Machado de Assis: autor foi um dos criadores da Academia Brasileira de Letras

machado de assis

Machado de Assis era negro e teve de enfrentar muito preconceito para se provar um talentoso escritor. Um dos reconhecimentos foi a sua colaboração para a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897.

Além de ter ajudado na criação da ABL, Machado ocupou a cadeira número 23 e foi escolhido como presidente da instituição. No cargo, ficou por mais de 10 anos, período em que acompanhou as mudanças não somente na literatura brasileira, mas também no país como um todo.

Leia também: Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase