Entenda o que são os vírus e suas características

o que são vírus

Desde a pandemia de coronavírus, muito se fala sobre a proliferação de doenças, sua origem e maneiras de se prevenir. No meio de tanta informação, algumas dúvidas surgem, como: o que são os vírus e quais são as suas características?

Leia também: Confira algumas curiosidades sobre a vida e obra de Machado de Assis

Essas e demais questões são comumente levantadas em aulas de biologia. A primeira delas é simples de ser respondida. Os vírus são microrganismos acelulares (o que significa que não possuem células) formados por ácido nucleico e proteínas, essa última responsável pelo capsídeo. Isto é, o envoltório utilizado para proteger o material genético dos mesmos.

Apesar de serem acelulares, os vírus são dependentes das células, uma vez que parasitam as mesmas. A partir desse processo, os vírus passam a realizar a produção do material genético viral e das proteínas, assim controlando o metabolismo celular.

O que são os vírus: entenda como ocorre a reprodução desses seres

A reprodução dos vírus pode ocorrer de diversas maneiras, mas a maioria segue o seguinte processo:

Adsorção: a célula a ser parasitada têm sua primeira interação com o vírus, assim formando as ligações entre os invasores e receptores na membrana da célula.

Penetração: o vírus entra total ou parcialmente na célula.

Desnudamento: já dentro da célula, o vírus separa o capsídio do ácido nucleico, que por sua vez é liberado.

Biossíntese: o material genético é duplicado e o capsídeo é novamente formado por meio da síntese das proteínas.

Morfogênese: a estrutura é formada a partir do capsídeo e do material genético.

Liberação: no fim, os vírus já estão completamente montados, assim partindo para parasitar outras células. Para isso, é preciso que haja o rompimento da membrana celular.

Leia também: Vai prestar Fuvest neste ano? Saiba o que é mais cobrado em Língua Portuguesa na primeira fase

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.