Determinismo e possibilismo geográfico: entenda as diferenças

possibilismo geográfico

No estudo da geografia, existem diferentes teorias que visam explicar a evolução dos ambientes e dos seres humanos. Entre os estudos conhecidos estão o determinismo e o possibilismo geográfico.

Leia também: Descubra a origem das férias

Tratando-se do primeiro, está relacionado a uma percepção de que o meio natural é que determina o homem. Como exemplo desse tipo de pensamento, é possível destacar:

• Os brasileiros são calorosos e comunicativos porque vivem em um país de clima tropical;
  • Pessoas que moram em países frios, como os nórdicos, são menos receptivas;
  • Quem mora na Bahia, onde o clima é quente, são lentas e preguiçosas devido aos fatores geográficos do local.

Como é fácil de observar, essa teoria não se sustenta na realidade, servindo apenas como uma propagação de preconceitos. Isso se deve ao fato de ter sido criada no período de expansão imperialista da Alemanha no século XIX, servindo como justificativa para a relação de domínio entre os países temperados (europeus) e os países tropicais (colonizados).

Possibilismo geográfico: do que se trata?

possibilismo geográfico

O possibilismo é o oposto do determinismo, sendo caracterizado por colocar o homem como um ser ativo, com possibilidades e desenvolvimento a partir da observação da natureza que o cerca.

Criada na França a fim de atender o expansionismo do país, essa teoria aponta que a sobrevivência de uma população se deve às técnicas de adaptação, que por sua vez são repassados no decorrer da história. Nesse processo, mudanças são feitas na natureza para atender às necessidades do homem, que por sua vez também se adapta às mudanças.