fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

Paleontologia: o que é e como é dividida?

paleontologia

Se você se interessa por dinossauros, certamente já ouviu falar na paleontologia. O estudo, conhecido principalmente por conta das descobertas dos restos dos animais pré-históricos, é certamente um dos mais conhecidos do mundo.

Leia também: Determinismo e possibilismo geográfico: entenda as diferenças

Para entendermos esse tipo de pesquisa, primeiro é necessário conhecer a etimologia da palavra, que vem do grego: palaios = antigo, ontos = ser, logos = estudo. Além disso, vale destacar que a ciência foi criada em 1812 pelo francês George Cuvier, que por sua vez se empenhou em estudar, pesquisar e encontrar respostas por meio dos fósseis.

Para isso, a paleontologia tem como bases outras ciências naturais, que são a biologia e a geologia. Por meio das pesquisas, é possível não somente conhecer mais sobre o passado do planeta, mas também datar o período que determinados seres viveram.

Como a paleontologia pode ser dividida?

Por ser uma ciência que se estende por diferentes áreas, a paleontologia é comumente dividida em cinco categorias:

• Paleozoologia – estudo de animais extintos;
  • Paleobotânica – Estudo de plantas extintas;
  • Paleobiogeografia – Estudo da distribuição dos organismos dentro de um espaço geográfico;
  • Paleocologia – Estudo de condições ambientais passadas;
  • Paleoetologia – Estudo do comportamento animal de espécies extintas sob condições remotas.