Tão comum em nosso dia a dia, o calendário é uma invenção muito antiga, havendo diferentes versões desse método de calcular o tempo. Essa diferença se deve principalmente às culturas e aos modos em que cada uma delas percebe a passagem dos períodos, considerando eventos importantes como o ano novo.
Leia também: Tipos de narrador: conheça as diferenças entre os focos narrativos
Entre os tipos de calendário, é possível destacar o chinês, sendo esse o mais antigo do mundo. Criado pelo imperador Huang Di, o método é orientado pelos movimentos da Lua e do Sol, possuindo 354 dias. No entanto, para que permaneça em acordo com o ciclo lunar, a cada três anos o calendário ganha um mês a mais.
Além disso, a contagem é dividida em ciclos, sendo que cada um deles têm duração de 12 anos e conta com um animal do zodíaco chinês para representá-lo.
Vale destacar que, oficialmente, a China adota o calendário gregoriano, sendo que o calendário chinês é utilizado para marcar comemorações culturais.
Saiba mais sobre outros tipos de calendários
Calendário gregoriano: citado anteriormente, esse calendário é adotado em boa parte do mundo, incluindo o Brasil. Nesse caso, a contagem é baseada na órbita da Terra ao redor do Sol. A partir dessa observação, foi possível contabilizar que o ano tem 365 dias. Já nos anos bissextos, que ocorrem a cada 4 anos, há 366 dias.
Calendário islâmico: o calendário dura entre 354 e 355 dias, estando de acordo com passagens do Alcorão. Sendo assim, a contagem tem início a partir da saída do profeta Maomé da cidade de Meca em direção à Medina. Esse evento é tão importante que o mesmo é utilizado para marcar o ano novo islâmico.
Leia também: Itaú Cultural Para Crianças tem ilustrações, dança e teatro online
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.