Tão comum em nosso dia a dia, a escrita é fundamental para uma série de atividades, indo desde tarefas escolares até o simples envio de mensagens. No entanto, você já parou pra pensar quando essa invenção revolucionária começou?
Leia também: Itaú Cultural Para Crianças tem ilustrações, dança e teatro online
Antes de começarmos a responder essa pergunta, é importante destacar que as pinturas rupestres não são consideradas um tipo de escrita. Isso se deve ao fato dos desenhos realizados na pré-história não contarem com uma padronização, apesar de terem sido utilizados para transmitir mensagens.
Já em relação a um padrão de como escrever, o mesmo foi criado na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) há cerca de 4000 a.C. Na região, onde viviam diversos povos distintos, foi o povo sumério que desenvolveu o método de escrita, que consistia no uso de argila e cunha (ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma) para efetuar os registros em forma de desenhos.
Esse tipo de atividade é chamada de escrita cuneiforme, que era composto por cerca de 2000 símbolos, sendo eles utilizados da esquerda para a direita.
Escrita cuneiforme só foi decifrada no século XIX
Após ser descoberta, a escrita cuneiforme passou a ser amplamente estudada para que historiadores pudessem entender os costumes dos povos antigos. No entanto, isso só foi possível no século 19.
Ao serem decifrados, os escritos revelaram coisas como:
- Uma história muito semelhante a Arca de Noé escrita milênios antes do primeiro registro da Bíblia;
- As mulheres podiam alcançar posições altas e importantes na sociedade;
- Os sumérios e acadianos usavam um sistema de numeração sexagesimal. Isso significa que usavam base, divisões e multiplicações por 60. Sendo assim, um minuto tinha 60 segundos, uma hora tinha 60 minutos e assim por diante;
- Além de descreverem estoques de produtos, impostos e receitas, os escritores cuneiformes também enviam cartas sobre o dia a dia. A prática era bastante comum, havendo registros de pessoas demonstrando ciúmes, inveja, preocupações com o futuro e até mesmo contando sobre a vida alheia.
Leia também: Conheça alguns dos tipos de calendários utilizados no mundo
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.