Telescópio: você sabe como esse equipamento funciona?

telescópio

Não é preciso ser um entusiasta de astronomia para saber o que é um telescópio. O equipamento já apareceu em muitos filmes, desenhos, séries e muito mais. Por conta disso, é muito conhecido e certamente você já o viu. No entanto, você sabe como funciona?

Leia também: Vai prestar o vestibular da FUVEST? Saiba quais conteúdos de geografia são mais recorrentes

Primeiro, vamos voltar no tempo e contar a origem do telescópio. O protótipo foi criado em 1608, quando o  holandês Hans Lippershey construiu uma luneta com lentes de óculos. Sabendo dessa invenção, Galileu Galilei produziu um equipamento com tubos e lentes, que por sua vez foi aperfeiçoado entre 1609 e 1610.

O famoso cientista batizou sua criação de perspicillum, sendo o nome um neologismo em latim que nasceu das palavras “perspicácia” e “perspectiva”. Sendo assim, com ele, Galileu pode observar corpos celestes, como a Lua e Júpiter.

Como o telescópio funciona?

Apesar de haverem diferentes modelos de telescópio, o funcionamento do equipamento é semelhante. Dessa maneira, de modo simples, eles contam com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes.

A saber, no caso dos telescópios mais poderosos, os mesmos utilizam espelhos enormes, possibilitando a visualização de objetos com pouca luminosidade ou que estão muito longe.