Após o ano de 2020, muito se falou sobre a proliferação de doenças, bem como a origem e proliferação das mesmas. No meio de tanta informação, algumas dúvidas surgem, como por exemplo: O que são os vírus e quais são as suas características?
Leia também: Eurocentrismo: entenda do que se trata essa percepção
Essas e demais questões são comumente levantadas em aulas de biologia. A primeira delas é simples de ser respondida. Os vírus são microorganismos acelulares (o que significa que não possuem células) formados por ácido nucleico e proteínas, essa última responsável pelo capsídeo. Esse envoltório é utilizado para classificar os vírus e proteger o material genético dos mesmos.
Apesar de serem acelulares, os vírus são dependentes das células, uma vez que parasitam as mesmas. A partir desse processo, os vírus passam a realizar a produção do material genético viral e das proteínas, assim controlando o metabolismo celular.
O que são os vírus: entenda como ocorre a reprodução desses seres
A reprodução dos vírus pode ocorrer de diversas maneiras, mas a maioria segue o seguinte processo:
Adsorção: a célula a ser parasitada tem sua primeira interação com o vírus, assim formando as ligações entre os invasores e receptores na membrana da célula.
Penetração: o vírus entra total ou parcialmente na célula.
Desnudamento: já dentro da célula, o vírus separa o capsídio do ácido nucleico, que por sua vez é liberado.
Biossíntese: o material genético é duplicado e o capsídeo é novamente formado por meio d a síntese das proteínas.
Morfogênese: a estrutura é formada a partir do capsídeo e do material genético.
Liberação: no fim, os vírus já estão completamente montados, assim partindo para parasitar outras células. Para isso, é preciso que haja o rompimento da membrana celular.
Leia também: Telescópio: você sabe como esse equipamento funciona?
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.