Barroco: conheça as características do estilo artístico

barroco

Quando estudamos movimentos artísticos, é impossível não nos depararmos com termos recorrentes. É o caso do barroco, um estilo artístico bem antigo e responsável por impactar áreas como arquitetura, pintura, literatura e música.

Leia também: Vírus: saiba como são formados e como se reproduzem

Originado na Europa do século XVII, o barroco se destacou por apresentar características como:

• Arte rebuscada e exagerada;
  • Valorização do detalhe;
  • Dualismo e contradições;
  • Obscuridade, complexidade e sensualismo;
  • Cultismo e conceptismo (uso intensivo de conceitos).

Essa diversidade se deve ao fato do movimento ter sofrido com influências de diferentes países europeus, como Itália, Espanha e Portugal.

Barroco no Brasil: qual a influência do estilo em nosso país?

barroco

No Brasil, o barroco foi introduzido por intermédio de jesuítas, no fim do século XVI. No entanto, só passou a se expandir a partir do século XVII através das igrejas, especialmente na Bahia. Nessa época, o estilo era considerado mais exuberante, com grande uso de curvas e detalhes decorativos.

Passado esse período, com a expansão do estilo, surgiram artistas que até hoje são sinônimos da arte barroca em nosso país, como:

• Aleijadinho;
  • Mestre Ataíde;
  • Eusébio de Matos e Guerra
  • José Joaquim da Rocha
  • Jesuíno do Monte Carmelo

Vale destacar que, no caso dos escritores, a produção cultural dos mesmos era fortemente influenciada pela literatura portuguesa, uma vez que o Brasil não contava com condições para produzir algo completamente nacional. Por conta disso, os escritos dessa época apresentam um estilo resultante do período colonial.