Quando estudamos movimentos artísticos, é impossível não nos depararmos com termos recorrentes. É o caso do barroco, um estilo artístico bem antigo e responsável por impactar áreas como arquitetura, pintura, literatura e música.
Leia também: Vírus: saiba como são formados e como se reproduzem
Originado na Europa do século XVII, o barroco se destacou por apresentar características como:
- Arte rebuscada e exagerada;
- Valorização do detalhe;
- Dualismo e contradições;
- Obscuridade, complexidade e sensualismo;
- Cultismo e conceptismo (uso intensivo de conceitos).
Essa diversidade se deve ao fato do movimento ter sofrido com influências de diferentes países europeus, como Itália, Espanha e Portugal.
Barroco no Brasil: qual a influência do estilo em nosso país?
No Brasil, o barroco foi introduzido por intermédio de jesuítas, no fim do século XVI. No entanto, só passou a se expandir a partir do século XVII através das igrejas, especialmente na Bahia. Nessa época, o estilo era considerado mais exuberante, com grande uso de curvas e detalhes decorativos.
Passado esse período, com a expansão do estilo, surgiram artistas que até hoje são sinônimos da arte barroca em nosso país, como:
- Aleijadinho;
- Mestre Ataíde;
- Eusébio de Matos e Guerra
- José Joaquim da Rocha
- Jesuíno do Monte Carmelo
Vale destacar que, no caso dos escritores, a produção cultural dos mesmos era fortemente influenciada pela literatura portuguesa, uma vez que o Brasil não contava com condições para produzir algo completamente nacional. Por conta disso, os escritos dessa época apresentam um estilo resultante do período colonial.
Leia também: Telescópio: você sabe como esse equipamento funciona?
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.