Mesmo que você não tenha se aprofundado na história do Brasil, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Estado Novo. Ocorrido de 1937 até 1945, o período foi marcado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas.
Leia também: Barroco: conheça as características do estilo artístico
Para que isso ocorresse, primeiro houve um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Na época, Getúlio ocupava o cargo de presidente constitucional, sendo que haviam eleições planejadas para o ano de 1938. No entanto, Vargas não apoiou nenhuma candidatura, nem mesmo do candidato indicado para sucedê-lo.
Além disso, vale destacar que o Brasil passava por um período turbulento, em que havia declarado Estado de Guerra em 1936 para coibir a atuação comunista. Sendo assim, havia bastante censura e limitações políticas, essas que por sua vez eram realizadas sob a acusação de comunismo. Esse artifício era aplicado para perseguir oponentes, promovendo a instabilidade e possibilitando um golpe que se aproximava.
Somado a tudo isso, em setembro de 1937, passa a circular nas mídias o documento chamado Plano Cohen. Composto por uma narrativa fictícia, o documento alegava que comunistas planejavam insurreições para tomar o poder.
Com todo esse cenário, em outubro daquele ano, Getúlio Vargas decretou um novo estado de guerra. Assim, foi possível fechar o Congresso Nacional e instituir uma nova Constituição, que por sua vez resultou no golpe de estado em novembro de 1937.
O que foi feito durante o Estado Novo?
A nova Constituição do Brasil era chamada de polaca, sendo fortemente inspirada no fascismo alemão e polonês. Desse modo, o governo podia atuar com amplos poderes.
Assim, foi possível realizar feitos como:
- Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável pela propaganda do governo e censura de opositores;
- Extinção de partidos políticos;
- Perseguição a grupos políticos, mesmo aqueles que apoiavam Vargas, como era o caso dos integralistas;
- Propagação do ufanismo como modo de construir uma identidade brasileira;
- Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, tendo apoiado os Aliados, principalmente os Estados Unidos;
- Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em 1943. A medida visava garantir direitos aos trabalhadores, sendo criada para que Vargas tivesse mais apoio da população, já que na época a manutenção do regime ditatorial era vista como inviável;
- Com o mesmo foco, Vargas ampliou a legislação previdenciária e sindical do Brasil.
Leia também: Entretenimento e estudo: saiba como o método é benéfico para os alunos
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.