A crônica é um dos gêneros textuais mais conhecidos, fato que se deve à extensa produção do gênero em revistas e jornais. Afinal, quem nunca ouviu falar em nomes como Carlos Drummond de Andrade, Luís Fernando Veríssimo e Machado de Assis? Esses são apenas alguns dos cronistas mais famosos do Brasil.
Leia também: Entenda o que é ecossistema e os seus conceitos
O primeiro ponto importante para entender a crônica é conhecer a etimologia da palavra, que provém do latim chronica, que por sua vez se refere ao grego khronos, que significa tempo. Desse modo, o texto está relacionado ao tempo que foi produzido, considerando o contexto da sociedade.
Além disso, o gênero apresenta características como:
- Narrativa curta;
- Uso de uma linguagem simples e coloquial;
- Presença de poucos ou nenhum personagens;
- Espaço reduzido;
- Temas relacionados a acontecimentos cotidianos;
- Humor crítico;
- Análise crítica sobre circunstâncias.
Conheça os tipos de crônica existentes
A crônica é um gênero muito rico, havendo diferentes modelos do gênero, dentre os quais se destacam:
Crônica descritiva: o texto expõe detalhes de objetos, lugares, personagens e demais elementos que compõem a narrativa.
Crônica narrativa: é em primeira ou terceira pessoa do singular, comumente apresentando humor, ação e crítica.
Crônica dissertativa: pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural, trazendo o ponto de vista do autor sobre determinado assunto.
Crônica humorística: utiliza muito o humor, a ironia e o sarcasmo para abordar os temas.
Crônica jornalística: tem um viés que preza pelo respeito à notícia e aos fatos, sendo pautado por acontecimentos contemporâneos.
Crônica histórica: destaca eventos e personagens do passado, com tempo e espaço definidos.
Crônica poética: utiliza versos poéticos, ressaltando sentimentos e emoções.
Leia também: Procurando dicas para o vestibular? Confira o canal do Sistema Poliedro
Colégio TGM
O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.
Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site, Facebook e Instagram.