Chuva ácida: entenda como o fenômeno acontece

chuva ácida

Não é segredo pra ninguém que os seres humanos vêm fazendo uso errado dos recursos naturais do planeta. Por conta disso, algumas alterações no ambiente acontecem, como é o caso da chuva ácida.

Leia também: Telescópio: você sabe como esse equipamento funciona?

Esse fenômeno tem como origem o encontro de alguns óxidos na atmosfera. Ali, entram em contato com vapor de água, que por sua vez formam substâncias ácidas, como o ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido nítrico (HNO3). Esses, por sua vez, acabam precipitando em forma de chuva.

Vale ressaltar que todo esse processo é causado por ações humanas, uma vez que os óxidos são liberados principalmente por meio da queima de combustível dos automóveis e das indústrias. Nesses casos, são liberadas substâncias como dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de nitrogênio (NO).

Quais problemas podem ser causados pela chuva ácida?

chuva ácida

Como o nome dá a entender, a chuva ácida apresenta acidez elevada. Para entender um pouco melhor, vamos lembrar da escala de acidez ou de pH, que vai de 0 a 14. Quanto menor o nível, mais ácida é a substância, sendo que o valor 7 representa a neutralidade.

Isso posto, é importante entender que a chuva normal apresenta pH em torno de 5,5. Sendo assim, é ácida, mas não o bastante para gerar danos ao ser humano. A chuva ácida, por sua vez, conta com pH entre 2 e 5.

Desse modo, o fenômeno pode afetar construções, plantações e até a saúde humana. Nesse último caso, é possível destacar problemas como maior incidência de casos de asma e sinusite, conjuntivite, problemas pulmonares e também doenças cardiovasculares. Além disso, podem também haver ulcerações de pele ou mucosas (cancro).