Raio-x e mais: conheça algumas invenções revolucionárias que aconteceram por acaso

invenções revolucionárias

Quando pensamos em invenções revolucionárias, é inevitável não considerar todo o estudo e empenho necessário para realizá-las. No entanto, em algumas situações, o acaso também é fator determinante para certas descobertas.

Leia também: Procurando dicas para o vestibular? Confira o canal do Sistema Poliedro

Um bom exemplo para começar é o raio-x. Amplamente utilizado para realização de exames médicos, o maquinário foi desenvolvido pelo físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen, que estudava o fenômeno luminescência produzida por tubos catódicos. Nesse processo, o cientista utilizava um tubo de vidro para efetuar experimentos com corrente elétrica. Em determinado momento, Wilhelm cobriu o objeto com um papel preto, o que causou uma fluorescência sobre uma tela que estava do outro lado da sala.

Estranhando o feito, o físico a chamou de essa luz de “raios-x”, uma vez que ainda não entendia do que se tratava. Intrigado, passou a replicar os testes, o que o levou a descobrir que a radiação atravessa tecidos moles, deixando os ossos como sombras visíveis. Para chegar a essa conclusão, Wilhelm testou o método na mão da esposa, utilizando uma chapa fotográfica para produzir a imagem. Por conta desse feito, o cientista recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1901.

Confira outras invenções revolucionárias que ocorreram por acaso

invenções revolucionárias

Penicilina: em 1928, o biólogo escocês Sir Alexander Fleming realizava testes com a bactéria Staphylococcus. Durante esses estudos, Alexander notou que um dos pratos foi contaminado por mofo. No entanto, ao invés de descartar o material, o cientista resolveu observá-lo. Nesse processo, notou que a bactéria não crescia onde havia mofo, que por sua vez foi identificado como Penicillium. Por fim, foi concluído que uma nova substância havia se desenvolvido, o que futuramente resultaria na penicilina utilizada para tratar infecções até hoje.

Forno de microondas: em 1946, o engenheiro estadunidense Percy Spencer era gerente de uma empresa de equipamentos de uso militar. Em um dia de trabalho, ele notou que uma barra de chocolate que estava em seu bolso havia derretido, sendo esse um processo causado pela aproximação com um dispositivo chamado magnetron, um equipamento utilizado no desenvolvimento de radares. Conhecendo o funcionamento do maquinário, Spencer expôs grãos de milho ao objeto, o que fez com que se transformassem em pipoca. Após alguns anos de desenvolvimento, a ideia foi patenteada e passou a ser comercializada.

Marcapasso: em 1958, Wilson Greatbatch era professor assistente de uma universidade nos Estados Unidos. Na época, seu objetivo era criar um aparelho que gravasse o som das batidas do coração. No entanto, por engano, Wilson encaixou um resistor maior no experimento, o que resultou em um equipamento que emitia pulsos elétricos intermitentes, que por sua vez mimetizavam o coração. Assim, surgiu o marcapasso como conhecemos, sendo implantado pela primeira vez em 1960.